Município registra baixa procura por vacinação

Vacina da Influenza está disponível para todas as faixas etárias

Por
· 3 min de leitura
Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil  Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/ Agência Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O frio chegou e com ele as dificuldades para se enfrentar as problemáticas em decorrência das baixas temperaturas. Doenças respiratórias são um dos principais desafios enfrentados pela população, profissionais e órgãos de saúde. Para a prevenção de doenças e na gravidade que elas podem atingir a população, já está disponível a vacina contra a gripe.

De acordo com a Secretária de saúde, Cristine Pilati, essa medida foi tomada considerando o início antecipado da estratégia de vacinação, que começou em março com a distribuição das vacinas, e leva em consideração a situação epidemiológica e o estoque disponível.

Segundo a secretária, devido às problemáticas enfrentadas pelo Rio Grande do Sul pelas  enchentes, o sistema está com instabilidade, não sendo possível indicar os números da vacinação. No entanto, se observa uma baixa procura da população, mesmo com a liberação das doses para todas as faixas de idade. “Por volta de 10 dias atrás nós estávamos com cerca de 30% de cobertura dos grupos prioritários. Atualmente, a gente não está com os dados completos porque o sistema nacional e o sistema aqui do Estado não estão funcionando adequadamente, mas pelo número de vacina que nós temos, e pelo consumo, vemos que a procura está bem baixa, muito abaixo dos outros anos, o que nos preocupa bastante”, disse.

Atendimento hospitalar

Pilati destaca que houve um aumento na procura de casos nas emergências, não somente do Hospital Municipal, como dos demais hospitais da cidade. “Falo de todas as emergências, não só do Municipal, como do Hospital de Clínicas e do Hospital São Vicente. Tem aumentado as doenças respiratórias e nesse mês de maio, como era o esperado, houve o aumento dos casos de dengue, então, sim, temos um número de internações que está grande”, pontuou.

Grupos prioritários

Grupos prioritários para vacinação contra Influenza são gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos e indivíduos com comorbidades continuarão sendo priorizados, dada sua maior vulnerabilidade a complicações decorrentes da Influenza. Contudo, segundo a secretária, a vacinação está liberada para todas as faixas de idade.

Sobrecarga nos atendimentos

A secretária também pontua que a vacinação além de prevenir doenças, contribui para não sobrecarregar o sistema de saúde que está com muito trabalho devido a grave crise enfrentada pelo Estado. “É muito importante estarmos prevenidos para formas graves dessas doenças, porque principalmente agora os sistemas de saúde no nosso Estado irão ficar sobrecarregados a nossa região está privilegiada no momento, mas nós vamos receber possivelmente pacientes de regiões alagadas que sofrem com enchente que os hospitais e que não estão com condições de receber, então nós vamos ter sim uma sobrecarga nos atendimentos”, disse.

Para se vacinar

É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou CPF, carteira de vacinação. Em se tratando das pessoas acamadas, as equipes de saúde vão até as residências para vacinação, mediante solicitação por telefone junto à unidade de referência.

Locais de vacinação

- Central de Vacinas

- Cais Hípica

- Cais Boqueirão

- Cais Vila Luíza

- Cais São Cristóvão

- ESF Adriana Lírio

- ESF São José

- ESF São Luiz Gonzaga

- ESF Adolfo Groth

- ESF Donária / Santa Marta

- ESF Mattos

- ESF Nenê Graeff

- ESF Jerônimo Coelho

- ESF Planaltina

- ESF Valinhos

- ESF Ricci

- ESF Zachia

- ESF Adirbal Corralo

- ESF Jaboticabal

- ESF Caic Edu Azambuja

- UBS Parque Farroupilha

- UBS Jardim América

- UBS Vila Nova / Santa Maria

- UBS Santo Antônio da Pedreira

 

Horários

UBS e ESF

Segunda a sexta-feira – das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

 

Central de Vacinas

Segunda a sexta-feira – das 8h às 18h

 

Cais

Segunda a sexta-feira – das 8h às 18h30

Sábado – das 8h às 11h

 

Cais Fragomeni

Segunda a sexta-feira – das 8h às 21h30

Sábado e domingo – das 8h às 20h

 


Gostou? Compartilhe