O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, confirmou, na manhã desta terça-feira (16), o nome da engenheira Ambiental e de Segurança do Trabalho, especialista em Engenharia de Produção, mestre e doutora em Engenharia com ênfase em Inovação e Sustentabilidade, Barbara Fritzen, para assumir o comando da Secretaria Municipal de Inovação, criada recentemente pelo Executivo com a proposta de ampliar a relação entre os atores do ecossistema local de inovação e o Poder Público.
De acordo com o prefeito, a nomeação de Barbara é resultado de um trabalho iniciado em 2022, quando a Administração fomentou as discussões sobre a importância e o papel do governo municipal na articulação de projetos focados no desenvolvimento do ecossistema de inovação já instalados em Passo Fundo. “Passo Fundo tem avançado no setor de inovação e tecnologia, com universidades e instituições de ensino superior, entidades e a sociedade civil organizada trabalhando de forma conjunta. Agora, com a estruturação da Secretaria de Inovação, a Prefeitura passa a atuar na governança de iniciativas que possam garantir que os diferentes atores desta cadeia tenham espaço para crescer e se desenvolver”, destacou.
Ainda conforme o chefe do Executivo, a criação da Secretaria reflete o fortalecimento do setor junto aos diferentes atores envolvidos em sua estruturação. “Através de uma parceria com a Aliança Empresarial, o consultor em Inovação, Paulo Ardenghi, construiu um diagnóstico sobre os desafios e as necessidades a serem superadas. A partir deste movimento, aprovamos uma legislação municipal de inovação para nortear o nosso trabalho e dar sequência ao propósito de sermos um parceiro e um vetor para que a inovação tenha cada vez mais espaço em Passo Fundo”, reforçou ele, complementando que “a Secretaria também mostra um novo momento da economia e do projeto de futuro da nossa cidade”.
Além de sua formação acadêmica, Barbara possui experiência de gestão em programas de inovação, sustentabilidade e tecnologia. Com mais de 11 anos de atuação no mercado, a engenheira auxiliou no desenvolvimento do Ecossistema Regional de Inovação Produção e Norte, vinculado ao programa Inova RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado. “Ao longo deste período venho acompanhando como Passo Fundo se articula e incentiva o crescimento do setor de inovação e tecnologia. Assumo o desafio de gerir a nova Secretaria de Inovação com a tarefa de impulsionar a Prefeitura como um ator na governança deste ecossistema, ouvindo os demais participantes do setor e propondo iniciativas colaborativas que sejam vetores não apenas para o município, mas também para toda a região”, comentou Barbara, citando que as questões de sustentabilidade terão espaço na agenda de trabalho da pasta.
Segundo a secretária, as primeiras tarefas da pasta estão atreladas à construção de um planejamento de ações envolvendo a cadeia e os atores do ecossistema, ao mesmo tempo que a estrutura funcional da Secretaria é organizada. “Teremos uma equipe enxuta, mas qualificada e preparada para responder às demandas em inovação que nos são apresentadas”, resumiu Barbara, acrescentando ainda que a regulamentação da Lei Municipal de Inovação é outro dos desafios imediatos que serão trabalhados na Secretaria. “Por orientação do prefeito também vamos apresentar a nossa proposta de trabalho a todas as secretarias municipais, integrando as áreas como a saúde, a educação e o planejamento neste ecossistema”.