Uma antiga reivindicação de Passo Fundo e região agora torna-se realidade. É a ligação aérea com o litoral de Santa Catarina, que será realizada pela Azul Linhas Aéreas. De acordo com o Sistema de Registro de Operações (SIROS) da Agência Nacional de Aviação (ANAC), os voos sem escalas entre Passo Fundo e Florianópolis iniciam em 02 de julho. De acordo com a relação de voos planejados, a ligação terá voos de ida e volta com duas frequências semanais, nas quintas-feiras e domingos. O mesmo trecho foi inaugurado pela própria Azul em dezembro de 2015, porém na modalidade sazonal, operado somente durante a alta temporada de verão. Agora, segundo nota da empresa, o voo passará ser definitivo. Inicialmente agendados até maio de 2024, os voos já constam no Hotran – Horário de Transporte.
A jornada
Para viabilizar a ligação de Passo Fundo com Florianópolis, a aeronave Embraer E2 partirá com passageiros de Viracopos. A sequência inicia às 12h40, em Campinas com destino ao Lauro Kortz. Aqui, após desembarque de quem veio de São Paulo, serão embarcados os passageiros que seguirão a Florianópolis. No Aeroporto Hercílio Luz repete-se a operação de desembarque e embarque para o retorno a Passo Fundo. Finalizando a etapa, decolará do Lauro Kortz para Viracopos completando uma jornada de quase nove horas, com quatro decolagens e quatro pousos.
As passagens
Desde quarta-feira, 17, a empresa Azul Linhas Aéreas disponibiliza a venda de passagens da nova frequência, cuja novidade são os voos diretos ligando Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina. A compra já é possível através das plataformas da empresa ou, ainda, em agências de viagens parceiras. As tarifas iniciais para os meses de julho e agosto, com aquisição antecipada (18/05), variavam entre R$ 192,23 e R$ 430,47 cada trecho. É bom não esquecer que, como é praxe na aquisição de passagens aéreas, esses valores são majorados na proporção da proximidade com a data do voo e ocupação.
O avião
A rota será operada com a moderna aeronave Embraer E2. Trata-se de uma evolução do modelo que já opera em Passo Fundo nas cores da Azul, o Embraer 195, de excelente aceitação pelo público. O E2 é a maior aeronave produzida pela Embraer e pode transportar até 146 passageiros. Porém, na configuração utilizada pela Azul, leva 136 passageiros. Também nominado como E-Jets E2 o jato tem uma fuselagem de 41,5 metros. Bonito por dentro e elegante por fora, o modelo tem grande aceitação no mercado e é utilizado por tradicionais empresas da Europa e Estados Unidos. A partir de 1º de julho, todos os voos da empresa para Passo Fundo serão com o novo modelo.
A empresa
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras é a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades atendidas. São, aproximadamente, 900 voos diários, para mais de 150 destinos. A frota operacional conta com 160 aeronaves, o que requer mais de 13 mil tripulantes. "Nós estamos felizes com essa nova rota conectando Passo Fundo e Florianópolis. Acreditamos bastante no potencial desta operação, pois contemplaremos Clientes que estão viajando a lazer e também aqueles que estão se deslocando a trabalho” destaca Beatriz Barbi, gerente de planejamento de malha da empresa.