Passo Fundo superou a meta de domicílios visitados

Dados já estão no Comitê do Censo Demográfico 2022

Por
· 1 min de leitura
Passo Fundo: 97% dos domicílios foram visitados (Foto: LC Schneider/ON)Passo Fundo: 97% dos domicílios foram visitados (Foto: LC Schneider/ON)
Passo Fundo: 97% dos domicílios foram visitados (Foto: LC Schneider/ON)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Prazos cumpridos e metas superadas. Assim a Coordenadoria de Passo Fundo do IBGE superou todas as adversidades do Censo Demográfico 2022. Foram adiamentos, transferências, carência de pessoal e algumas rejeições da população. O trabalho foi finalizado no último domingo, 28, último prazo dado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Mas não foi nenhuma barbada, pois após novas coletas o trabalho se estendeu no último final de semana. “Sexta-feira (26) finalizamos os questionários e as conferências. Trabalhamos no sábado e no domingo para completar as informações. Depois disso o Banco de Dados fechou e agora é esperar pela apuração”, explicou o coordenador regional do IBGE, Jorge Benhur Bilhar.

Inicialmente programado para 2020, o Censo foi adiado para 2021 devido à pandemia e, depois, para 2022. No entanto, com falta de pessoal e outros obstáculos, o IBGE ampliou o prazo da coleta domiciliar para o último dia 28. Agora todas as informações estão centralizadas no Rio de Janeiro nos computadores do IBGE.


Meta superada

A meta estipulada para Passo Fundo era de 95% dos domicílios. “Finalizamos com 97%”, informou Bilhar. Essa pequena diferença será coberta através de ferramentas específicas da estatística utilizadas pelo IBGE. A Coordenadoria de Passo Fundo abrange 26 municípios onde a meta foi atingida, com no mínimo 95% de cobertura. “Houve municípios com pouca população onde chegamos a 100%”. O resultado é altamente satisfatório, pois, mesmo com mais tecnologia, houve falta de pessoal para executar o trabalho de campo. “Necessitávamos de 178 pessoas, mas nunca ultrapassamos a marca de 120. Além disso, um grave problema foi superar a recusa de algumas pessoas em responder o questionário.

Resultado oficial

O resultado final do Censo 2022 é aguardado com ansiedade por vários segmentos públicos e privados, pois é a principal ferramenta para conhecer o perfil da população. Há, é claro, uma imensa curiosidade para saber quantos são os habitantes de Passo Fundo. No final de 2022, o IBGE divulgou uma prévia indicando 217.240 habitantes. Porém, os números finais serão conhecidos somente em 28 de junho, dada marcada para o encerramento do trabalho. Além disso, os últimos dias permitiram o ingresso de novos questionários, recusas foram superadas e o cruzamento de dados também qualificou ainda mais as informações.

Um novo perfil

Em relação às edições anteriores do Censo, Jorge Bilhar vê algumas mudanças gritantes. Uma delas é em relação às famílias. “As famílias estão menores, com menos filhos e há menos pessoas por residência. No centro de Passo Fundo a média de moradores fica abaixo de duas pessoas por unidade”. Outra alteração é relativa ao fluxo campo-cidade. “Aumentou o número daqueles que moram na cidade e trabalham na agricultura. Mas tem casos como a avicultura, onde necessitam permanecer no campo”.

Gostou? Compartilhe