Em Passo Fundo e outras cidades hoje é feriado em respeito à data religiosa de Corpus Christi. A Igreja Católica reverencia a data, de importante significado litúrgico, com missas, procissões e as ruas enfeitadas. Na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida, o arcebispo Dom Rodolfo Weber dirige a missa alusiva à data. A celebração iniciou às 15 horas e ao final acontece a Procissão de Corpus Christi, que neste ano terá um cortejo diminuto dando uma volta ao redor da Praça Marechal Floriano.
Eucaristia
Minutos antes do início da cerimônia, Dom Rodolfo explicou o significado da data. “A celebração de Corpus Christi nos reporta à Quinta-feira Santa, quando Jesus deixou-nos mais uma forma de marcar presença em nosso meio. Deixou essa forma através do pão e vinho consagrados que se tornam seu corpo e sangue e, por isso, sempre está ligado com o sacramento da Eucaristia, que é a forma importante para a comunidade católica onde Cristo marca presença, porque reúne a comunidade. Lá se lê a palavra e o Cristo se reparte. Isso gera, então, a comunhão entre as pessoas”.
Tapete
Por muitos anos, houve a tradição das ruas enfeitadas com serragem colorida para reverenciar a data. O já famoso Tapete de Corpus Christi já não é mais montado nas proximidades da Catedral. “Estamos no centro da cidade e isso significa interromper a rua”, explicou o padre Ari Antônio dos Reis, pároco da Catedral, em justificativa aos empecilhos aos lindos tapetes. Essa tradição é “uma forma de expressão pela arte a devoção ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia”, disse Padre Ari. A celebração é uma forma de ação de graças.