A tecnologia aliada à Educação tem transformado o processo de ensino-aprendizagem na rede municipal. Após viabilizar, em 2022, notebooks, tablets e smart TVs para as escolas da rede municipal, o prefeito Pedro Almeida realizou, na noite desta sexta-feira (16), a entrega de aproximadamente 330 notebooks para professores.
Para o prefeito, a ação é uma maneira de reconhecer e incentivar os docentes da rede, que se dedicam a uma Educação de qualidade para mais de 17 mil estudantes da rede. "O computador é um instrumento de trabalho importante para todos os profissionais hoje em dia e tenho a certeza de que será essencial para os nossos professores e professoras", disse.
O restante será pago por cada professor. A ação integra o programa Professor XXI, criado em 2021 pela Lei Municipal 5.555/2021 com o objetivo de fomentar a aquisição de equipamentos necessários à inclusão digital e ao desenvolvimento das funções educacionais, proporcionando aos docentes da rede municipal ferramentas de trabalho adequadas às novas tecnologias existentes. Para a aquisição dos equipamentos, a Prefeitura subsidiou 70% do valor, investindo quase R$ 1,5 milhão.
O secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, destacou a importância da entrega dos notebooks para melhorar as condições de trabalho dos professores. “Os notebooks são instrumentos importantes de planejamento de aulas, principalmente, pelo fato de que muitas das atividades docentes utilizam ambientes digitais. Essa é uma grande ação mobilizada pelo governo do prefeito Pedro Almeida e que vai ao encontro de qualificar a Educação", pontuou.
Professora de Matemática e na rede municipal desde 2006, Cláudia da Silveira compartilhou o entusiasmo com o equipamento. "Estou muito feliz com esse subsídio que a Prefeitura deu para nós. Vamos utilizar muito para as aulas e melhorar muito a qualidade do nosso ensino aos alunos que a gente ama tanto", contou.
A iniciativa complementa o maior investimento do Município em tecnologia para a área da Educação, que chega a cerca de R$ 20 milhões, somando a aquisição de tablets, notebooks e smart TVs e reestruturação da rede de internet das escolas.
O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar a segunda edição do programa professor XXI. "Vai ser mais uma oportunidade para que os docentes que não participaram agora possam fazer a aquisição dos notebooks. Quero que consigamos evoluir e entregar cada vez mais para as nossas crianças", afirmou.