Passo Fundo 2050: prefeito Pedro fala sobre inovação, novos projetos e apresenta balanço de sua gestão

Durante jantar palestra organizado pela CDL, o chefe do Executivo Municipal destacou as iniciativas implementadas desde o início do seu governo, afirmando que os programas e as ações atuais

Por
· 4 min de leitura
Evento aconteceu na noite desta quinta-feira no Clube Comercial - FOTO MICHEL SANDERI - PMPFEvento aconteceu na noite desta quinta-feira no Clube Comercial - FOTO MICHEL SANDERI - PMPF
Evento aconteceu na noite desta quinta-feira no Clube Comercial - FOTO MICHEL SANDERI - PMPF
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais do que uma prestação de contas sobre os resultados obtidos pelos programas implementados desde o início de sua gestão, o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, provocou o público que participou do jantar palestra organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), nesta quinta-feira (29), a refletir sobre os desafios e as perspectivas para o futuro do município, a partir das ações e dos projetos que, atualmente, estão sendo executados. “Esta é uma oportunidade para refletirmos e nos questionarmos sobre aonde estamos e aonde queremos chegar nos próximos anos. Vivemos na era da informação, em um período de intensas transformações. Nossas iniciativas interferem no presente, mas também criam as condições para o futuro. Estamos prontos?”, questionou Pedro.


Ao apresentar um balanço de sua Administração em todas as áreas, sobretudo àquelas vinculadas à saúde, educação, desenvolvimento econômico, obras e infraestrutura urbana e rural, o prefeito comentou que os compromissos assumidos com a comunidade durante o processo eleitoral e que compõem o Plano de Metas aprovado pela Câmara de Vereadores estão sendo cumpridos, o que tem garantido avanço nestes setores. “Entregamos a Nova Emergência e o Hospital Dia da Criança, qualificando os atendimentos oferecidos a nossa população. Pavimentamos mais de 350 quadras de ruas, em mais de 50 bairros, apenas através de um programa, que é o Minha Rua com Asfalto. Executamos grandes e importantes obras de infraestrutura, como a rua Minas Gerais, a Rui Barbosa e a Livramento; além de darmos início as revitalizações das avenidas Presidente Vargas e Scarpellini Ghezzi. Ainda, em dois pacotes de obras vamos garantir a recuperação de mais de 180 quadras de asfalto em pontos centrais do município. Ampliamos o número de vagas nas escolas municipais, entregamos novas escolas e estamos construindo outras cinco. São muitas atividades, em diferentes frentes”, enumerou o prefeito, citando também indicadores dos programas econômicos, um dos focos da gestão desde o primeiro mês do governo.

Emprego

Conforme Pedro, o Acelera Passo Fundo, lançado em sua primeira semana à frente do Executivo, dialoga com diversos segmentos e impulsiona tanto a atração de novos investimentos quanto o fomento aos empreendedores e empresários locais, resultando na consolidação de Passo Fundo, pelo segundo ano consecutivo, como o quarto município em geração de emprego no Rio Grande do Sul. “O Café com Emprego, que realizamos desde agosto de 2021, já inseriu mais de 800 pessoas no mercado formal de trabalho. E, a partir deste programa, identificamos a necessidade de capacitar os trabalhadores para preencher as vagas que seguem disponíveis. É por isso que criamos a Escola das Profissões, que já qualificou mais de duas mil pessoas, em várias áreas de atuação profissional”, ponderou.


É também na Escola das Profissões que está um dos eixos centrais para a gestão e os projetos futuros do prefeito de Passo Fundo. “O eixo 1, que nós chamamos de Profissionais do Futuro, conta com a parceria da Google e vai inserir os nossos jovens no universo da tecnologia, da programação e da linguagem do futuro. Neste eixo são ofertados cursos dinâmicos de linguagens e, por meio dos makers spaces, eles podem, literalmente, aprender fazendo. Esta é uma das nossas apostas dentro das Cidades Educadoras, o programa internacional que Passo Fundo aderiu e que pensa a cidade e a educação para além das salas de aula”, declarou Pedro, recordando – e recepcionando no palco – os cinco alunos nomeados Embaixadores de Passo Fundo e que representaram a cidade em um intercâmbio de estudos em Barcelona, na Espanha.


Inovação


A instalação de uma secretaria municipal focada no desenvolvimento e no fortalecimento do ecossistema local de inovação, aproximando os diferentes atores que já atuam neste setor, foi citada pelo prefeito como uma das iniciativas da Administração que cumpre o propósito de recepcionar e estruturar projetos que tenham a finalidade de pensar a Passo Fundo do futuro. “E falar de futuro não significa ignorar os problemas urgentes que precisamos enfrentar hoje. O dia a dia da nossa população, suas dificuldades, as questões que interferem cotidianamente não podem e não serão reduzidas pela nossa gestão. Basta olhar para os diversos programas que compõem o nosso plano de governo”, reforçou Pedro, observando que o plano de governo é composto por três eixos principais: ciência, tecnologia e gestão pública de resultados; qualidade de vida e cuidado com as pessoas e retomada da economia.


Para ampliar o acesso e o conhecimento dos convidados do jantar palestra a estas ações, o prefeito disponibilizou, em cada mesa, um QRCode em que era possível conferir, em detalhes, os programas de seu governo. “Inovação é também olhar com novas perspectivas para antigos problemas. Hoje vocês podem conferir todas as informações sobre qualquer assunto através do celular. Essa é uma ferramenta que precisa ser popularizada, ajustada a cada realidade e colocada a serviço das pessoas”, avaliou Pedro, complementando que a Prefeitura já tem disponível mais de 100 serviços digitais. “Tanto pelo site quanto pelo aplicativo Cidadão Online, as pessoas têm na palma da mão a possibilidade de apresentar suas demandas sobre a cidade”.

2050

É neste contexto que o prefeito expôs a proposta para Passo Fundo 2050. O conceito, declarou o chefe do Executivo, é direcionar esforços da sociedade civil organizada, das entidades e instituições e do setor empresarial na formatação de produtos que possam orientar o crescimento do município nas próximas décadas. “Estamos dando o pontapé inicial deste movimento, construindo três iniciativas que consideramos essenciais em todo este processo, que é o Passo Fundo 2050, as análises sobre as mudanças necessárias no Plano Diretor e o Pacto Pela Inovação, a exemplo do que fizeram outras cidades brasileiras e em outros países”, antecipou Pedro.


Alocadas nestas três iniciativas centrais, diversas ações começarão a ser definidas com o intuito de estabelecer, entre outros pontos, a visão estratégica do município para os próximos anos; as potencialidades econômicas e industriais a serem fomentadas; parceiros e colaboradores que irão se engajar e a mobilização social em torno do Pacto pela Inovação. “Cada um de vocês tem um papel neste cenário e nós vamos querer ouvir a todos, levando também essa questão para a comunidade. Vamos disponibilizar um formulário online, neste primeiro momento, para que as pessoas possam se manifestar, contribuindo de forma crítica para a cidade que precisamos construir”, resumiu Pedro.


No encerramento da palestra, o prefeito reiterou que, a partir da apresentação inicial da ideia do projeto Passo Fundo 2050, novos encontros serão feitos para definir a metodologia do trabalho que será realizado. “Vamos aproveitar o bom momento da cidade, unir esforços e trabalhar juntos para que tenhamos condições de nos preparar para os desafios que teremos”, finalizou Pedro.

Gostou? Compartilhe