Ocupação no Zachia terá área regularizada com a privatização da Corsan

Por
· 1 min de leitura
 Melhorias estão sendo realizadas em algumas ruas da ocupação IV do Bairro Zachia Melhorias estão sendo realizadas em algumas ruas da ocupação IV do Bairro Zachia
 Melhorias estão sendo realizadas em algumas ruas da ocupação IV do Bairro Zachia
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Prestes a completar 10 anos no próximo mês, a ocupação IV do Bairro Záchia terá a área regularizada. A notícia já havia sido anunciada em dezembro de 2021, quando a prefeitura assinou o aditivo de contrato com a Corsan, mas dependia ainda do processo de privatização da estatal, confirmado na última sexta-feira. No local vivem aproximadamente 350 famílias.

 “Em dezembro de 2021 o município assinou o aditivo de renovação com a Corsan e nesse aditivo se estabeleceu o repasse da ocupação IV para o município para a regularização fundiária. Mas isso estaria condicionado à conclusão da privatização, que aconteceu agora. Então a expectativa dos moradores é que de fato se concretize a doação da área para o município, que ele faça a regulação da ocupação IV mantendo as famílias lá”, explicou Leandro Scalabrin, que atua como advogado da ocupação.

De acordo com Jussara Trindade Antunes, uma das coordenadoras da Ocupação, as primeiras famílias se instalaram naquele local no dia 3 de agosto de 2013, completando no próximo mês, 10 anos de espera pela regularização da área. “ Hoje já são em torno de 350 famílias que moram aqui, isso entre adultos e crianças dá 870 pessoas, segundo o último cadastro que realizamos neste ano. Também estamos acolhendo venezuelanos, já temos em torno de 70 pessoas entre adultos e crianças, mesmo sendo uma condição crítica nossa, falta d’água, de luz, mesmo assim, a gente estende a mão, acolhendo quem chegar”, conta.

 

Obras

Na manhã de ontem (11) a prefeitura iniciou obras de melhorias nas ruas da Ocupação. A medida havia sido solicitada pelos moradores ao poder público ainda no mês de maio, pois devido ao inverno, com a chuva, algumas ruas estavam em situação precária.

 

Fotos: Arivaldo Bohrer / Divulgação


Gostou? Compartilhe