No dia 7 de agosto, Passo Fundo completará 166 anos de emancipação político-administrativa. Por isso, a Prefeitura organizou uma programação com muitas atividades, eventos e anúncios. A abertura da Semana do Município foi realizada neste domingo (30), no Parque da Gare.
O prefeito Pedro Almeida enfatizou que a data deverá ser comemorada e marcada por avanços para os passo-fundenses. “Passo Fundo é de todos nós. É uma cidade que respeita o seu passado e pensa no seu futuro. Passo Fundo é das oportunidades. Comemorar o aniversário de Passo Fundo é reconhecer uma história que fez do município o 39° melhor para viver no país e que é referência em tantos setores" disse.
A abertura contou com o protocolo oficial, apresentações artísticas e homenagem a empresas e entidades ligadas à Educação e à Cultura e que contribuem com o desenvolvimento do município e a vida dos passo-fundenses. A Prefeitura também lançou o Passaporte da Leitura, mais uma iniciativa que pensa no futuro das pessoas com a perspectiva de Cidade Educadora.
O vice-prefeito João Pedro Nunes destacou a participação de toda a sociedade na construção de Passo Fundo. "Todos nós estamos de aniversário, porque colocamos a nossa mão para construir Passo Fundo. Temos empresas, entidades e pessoas que participam do desenvolvimento do município", enfatizou.
Ao longo da semana, Prefeitura fará anúncios importantes com a apresentação de iniciativas voltadas para a comunidade. Além disso, mais uma edição do Café com Emprego e do Meu Bairro Meu Negócio e um Bairro a Bairro especial. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura, em https://www.pmpf.rs.gov.br/166/.
Passaporte da Leitura
O Passaporte da Leitura faz parte do programa Bora Ler, que busca incentivar a leitura e a formação de leitores. Todos os 17 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundo ganharão um passaporte para registrar suas aventuras pelos locais de leitura da cidade, carimbando a passagem por espaços como a Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski e o Prisma. Além disso, terão disponível um "cheque-livro" no valor de R$ 40 para utilizar nas livrarias credenciadas da cidade.
A iniciativa tem como foco estimular a leitura e facilitar o acesso dos alunos aos livros. Ainda, vai ao encontro de Cidade Educadora e do título de Capital Nacional da Literatura.
"O Passaporte da Leitura é um belíssimo e necessário incentivo para esta roda que contempla a compra dos livros e os estímulos para a leitura, tão importante para a evolução humana. É mais um instrumento da nossa Cidade Educadora", considerou o prefeito.
Entidades homenageadas
A Prefeitura também aproveitou o lançamento da Semana do Município para homenagear entidades e empresas que fazem parte da história de 166 anos de Passo Fundo.
Colégio Notre Dame – 100 anos
Sindicato dos Professores do Ensino Privado (SINPRO) – 85 anos
Livraria Delta – 35 anos
Academia Passo-Fundense de Letras – 85 anos
7ª Coordenadoria Regional de Educação – 85 anos