Dentro das programações alusivas ao aniversário de 166 anos de Passo Fundo, o prefeito, Pedro Almeida, anunciou, na tarde desta segunda-feira (31), a criação da Escola Pública de Gerações. A proposta, explicou o chefe do Executivo Municipal, é valorizar e reconhecer a experiência e os conhecimentos dos idosos que participam das atividades do DATI/COMAI e promover um ambiente de educação que estimule o ensino e a aprendizagem para além das salas de aula.
Durante o ato, ocorrido na sede da Escola das Profissões, o prefeito comentou que a iniciativa da Escola Pública de Gerações também representa uma das ações idealizadas pela Administração como uma prática de Cidade Educadora, programa internacional ao qual o Município é signatário. “As escolas públicas, a exemplo da Escola Pública de Música Yamandu Costa, oferecem um incentivo extra aos alunos e a toda a comunidade para que diferentes conhecimentos sejam compartilhados, levando para todos os espaços da cidade estas propostas”, destacou Pedro, complementando que a intenção da Escola de Gerações é “fazer um intercâmbio entre as pessoas que ajudaram a construir Passo Fundo e as novas gerações, que assumem este compromisso com a gente”.
A organização dos eventos e das oficinas que serão ministradas na Escola estão sob a supervisão da da Secretaria Municipal de Educação, que também gestiona o projeto pedagógico da iniciativa, e da Coordenadoria Municipal de Atenção ao Idoso. Para o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, mais do que um espaço de intercâmbio cultural, a Escola Pública de Gerações busca organizar uma nova forma de transmitir conhecimento, desterritorializando práticas pedagógicas e impulsionando maneiras diferentes de estimular as relações sociais. “Não são apenas os idosos que ministrarão oficinas, mas também os jovens poderão ser professores. Os resultados desse processo serão bastante significativos”, comentou ele.
Com atividades previstas para iniciarem na segunda semana de agosto, poderão participar das oficinas, além dos alunos das escolas municipais e dos idosos que participam do DATI/COMAI, pessoas da comunidade em geral. A coordenadora de Atenção ao Idoso, Tânia Carraro, acredita que a relação entre as gerações trará inúmeros benefícios para todos os participantes. “O projeto foi construído buscando trazer o idoso como protagonista de sua história e trajetória de vida, assim transferindo os seus conhecimentos para as demais gerações. A troca mútua de aprendizagem enriquece e contribui para uma educação de qualidade”, avaliou ela, acrescentando que as inscrições das pessoas interessadas podem ser feitas diretamente na sede do DATI/COMAI.
Além de secretários municipais e vereadores, o lançamento do projeto da Escola Pública de Gerações contou com a participação do professor e escritor, Agostinho Both; do presidente da Câmara de Vereadores, Alberi Grando; do vice-prefeito, João Pedro Nunes; e do deputado federal, Luciano Azevedo, que aproveitou o espaço para destacar a relevância social da iniciativa. “Esta Escola é um avanço no cuidado com as pessoas”, declarou ele.
Como vai funcionar a Escola Pública de Gerações
De acordo com o secretário de Educação, as atividades da Escola Pública terão o apoio pedagógico da SME e serão concentradas na estrutura do DATI/COMAI. As oficinas irão abordar aspectos de culinária, artesanato e contação de histórias e ocorrerão, neste primeiro momento, às quartas-feiras, no turno da tarde. “Além disso, estamos estruturando um intercâmbio entre a Escola Pública de Gerações e outros programas em andamento, como o Ki_da_Hort@, por exemplo”, finalizou Teixeira.