Agosto promete ser o mês mais frio do ano

Temperaturas devem cair gradativamente nas próximas semanas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

O mês de agosto terá alternância de temperatura e deve ser o mais frio do ano. Para esta primeira semana, a previsão é de predomínio de sol e tempo estável. Com mínimas de 12°C e máxima de 25°C. No sábado, uma área de instabilidade passa pela região sul do Estado, possibilitando pancadas de chuva para Passo Fundo e região.

 

 

 Ainda no sábado, as temperaturas devem cair. A mínima será  de 10°c e máxima de 18°C. O domingo já terá nova  elevação, tendo mínima de 18°C e máxima de 25°C.

A partir da próxima semana, uma frente fria deve chegar ao Estado, causando um declínio gradativo da temperatura. Na terça, a previsão é de mínima de 8°C e máxima de 16°C.

 

A tendência é que o mês de agosto alterne entre períodos de calor e de frio. Agosto também deve ser o mês mais frio e úmido do ano. A média de chuva prevista é de aproximadamente  130 milímetros, o que também configura a mais baixa do ano. A expectativa é que mesmo com chuvas irregulares, o volume alcance a média.

 

El Niño.

A partir deste mês, o El Niño deve alcançar o seu pico, provocando  o predomínio de frente frias sobre o Estado. Segundo o analista do Laboratório de Meteorologia da Embrapa/Trigo, Aldemir Pasinato, a ascensão de ação do fenômeno, aumenta também a probabilidade de eventos extremos tais como, chuvas, torrenciais e temporais.

 

Julho.

 

O mês de julho foi o terceiro mês deste ano em que as temperaturas ficaram acima da média, 1.3°C acima do previsto. O volume de chuva também foi acima da média. A previsão era de  163 milímetros, ao final do mês, foram contabilizados 236 milímetros, 45% acima da expectativa. Mesmo com este cenário, as chuvas foram irregulares. Pelo  50% desta totalidade ocorreu em apenas dois dias.

 

 

 


Gostou? Compartilhe