Café com Emprego reuniu mais de 600 pessoas

Evento ocorreu nesta terça-feira (01) e integrou as programações alusivas ao aniversário de 166 anos de Passo Fundo

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Conferindo a quantidade e o perfil das cerca de 800 vagas ofertadas pelas mais de 25 empresas parceiras da Prefeitura de Passo Fundo nesta 7ª edição do Café com Emprego, ocorrida na terça-feira (01), no Clube Comercial, o morador do bairro José Alexandre Zachia, Antônio Marcos, apresentou-se e entregou seu currículo em pelo menos quatro delas. “Eu tenho experiência com empilhadeiras, trabalhei em depósito de bebidas e em outros locais assim. Então, estou procurando algo nesta área. Mas, também quero conferir as outras opções, tem bastante empresa que é reconhecida e elogiada na cidade, quero ver se consigo algo”, contou ele, que está desempregado há poucos meses depois de ter encerrado o contrato temporário ao qual ele estava vinculado.


A história do Antônio se confunde com a de milhares de passo-fundenses que, desde a primeira edição do projeto idealizado pela Prefeitura, tem procurado ingressar no mercado formal de trabalho no município. “Eu fiquei sabendo deste projeto pela rádio. Saio daqui hoje feliz, porque fui chamado para uma entrevista já nos próximos dias. Não imaginei que ia ser tão rápido. A organização desse evento está de parabéns”, relatou ele, ao sair do evento com data, local e horário para uma segunda etapa de um processo seletivo.


Para o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, estimular iniciativas como a do Café com Emprego é fazer com que a Administração atue pensando na melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Estar empregado faz toda a diferença, não só econômica, mas também social. Por isso, o Café com Emprego tornou-se este projeto tão importante para nós; porque mais do que aproximar as pessoas das empresas, ainda conseguimos fomentar a melhora dos indicadores sociais do município”, analisou Pedro, ao falar da 7ª edição da atividade, promovida dentro das programações alusivas ao aniversário de 166 anos do município.



Mudança no perfil do público

Ao longo destas sete edições do evento, o secretário de Desenvolvimento Econômico destacou que, além do número expressivo de pessoas contratadas, o Café com Emprego também vem acompanhando as transformações e as mudanças no perfil de quem está procurando trabalho. “Nesta edição comemorativa, por exemplo, nós observamos um grande percentual de jovens interessados não apenas em iniciar a vida profissional, mas também nos cursos de qualificação oferecidos pela Escola das Profissões. O Café com Emprego tem nos propiciado trabalhar em diferentes frentes para fomentar a economia local”, declarou Oliveira.


Um destes jovens que participou pela primeira vez do Café com Emprego foi o Gabriel Canini, de 18 anos. Ele concluiu o ensino médio recentemente e, acompanhado pela mãe, Evandra, foi até o Clube Comercial depois de saber que estariam sendo ofertadas vagas para Jovem Aprendiz e também outros programas de estágio. “Achei esse espaço bem localizado, a organização interna também ajuda e tinham muitas vagas para analisar. Acredito que tenho boas chances”, disse o adolescente.


O grande número de jovens em busca de trabalho também foi observado pelo diretor Comercial do Instituto Mix, Felipe Roos Ribeiro, uma das empresas que participa desde as primeiras edições do Café com Emprego. “Recebemos muitas pessoas que estão concluindo o ensino médio e querem começar estágios, sobretudo nas áreas administrativas. Fomos percebendo, desde que começamos a participar deste evento, que a qualificação ainda é uma questão importante, porque abre mais possibilidades de as entrevistas avançarem e as pessoas serem efetivadas”, pontuou.


De acordo com o secretário da SDE, mais de 600 pessoas foram atendidas pelas empresas e instituições parceiras nesta edição comemorativa do Café com Emprego. Além de aproximar os trabalhadores das instituições, a Prefeitura também facilitou a inscrição para os 22 cursos de capacitação que estão sendo ofertados pela Escola das Profissões.


Junto com os certificados entregues às empresas e instituições que mais efetivaram contratações na sexta edição do Café, o prefeito e as lideranças municipais reconheceram o esforço e a dedicação dos colaboradores do Programa Apoiar e Comprometer (PAC) que, ao participarem do Café com Emprego, foram inseridos em diferentes setores produtivos no município.

 

Fotos: Michel Sanderi

 

Gostou? Compartilhe