A Câmara Municipal de Vereadores realizou uma Sessão Especial em homenagem aos 166 anos do município de Passo Fundo na tarde desta segunda-feira (7) no Plenário Sete de Agosto. A solenidade, feita no exato dia do aniversário de Passo Fundo, contempla a programação de eventos alusiva à data, iniciada no último dia 30 de julho e finalizada no último domingo (6). Além dos parlamentares, a Sessão Especial contou com a presença do vice-prefeito de Passo Fundo e secretário municipal de Saúde, João Pedro Nunes, de outros secretários municipais, representantes de instituições de saúde, educação e segurança pública, além de lideranças comunitárias.
A cerimônia foi uma iniciativa do gabinete da presidência da Casa, aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares, em reconhecimento a Passo Fundo, que foi considerada a 39ª melhor cidade do Brasil, além de possuir o 6º maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. O município também está na 4ª posição do estado quando se trata de serviços.
A Mesa Oficial foi composta pelo presidente da Câmara, vereador Alberi Grando (MDB), também pelo vice-prefeito João Pedro Nunes, o 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Michel Oliveira (PSB), o 2º secretário, vereador Leandro Rosso (Republicanos), o 3º secretário, vereador Evandro Meireles (PTB), e o 4º secretário, vereador Gio Krug (PSD).
Em nome do Parlamento, o presidente Alberi salientou a solenidade, pontuando como o momento máximo das festividades da cidade, além de endossar virtudes de Passo Fundo. “Deve-se relembrar a garra da nossa gente que apesar de todas as dificuldades seguem firmes construindo uma realidade cada vez melhor para a nossa comunidade, o que nos enche de orgulho por essa terra de gente forte e guerreira, que não se deixa abater pelas dificuldades e segue em frente, trabalhando pelo sustento de suas famílias e pelo desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.
Em sua fala na tribuna, Alberi também salientou o processo histórico do município, mencionando os principais personagens que contribuíram para sua sedimentação e seu crescimento, desde sua fundação, em 1857, passando pela criação da intendência, em 1892, que é atualmente a prefeitura. Ainda citou 1930, quando da eleição do primeiro prefeito eleito pela população, Scarpelini Ghezzi, até os dias atuais, lembrando outras datas históricas. O vereador sublinhou o protagonismo atual de Passo Fundo, citando o trabalho desenvolvido pelos poderes locais e a participação da comunidade. “Os personagens citados fizeram muito por Passo Fundo. Hoje, nós vereadores fomos eleitos pela população para exercer o Poder Legislativo, ou seja, fazer leis, fiscalizando, julgando e administrando a própria casa. É importante destacar nessa data a importância desse poder, autônomo e independente, que é o Legislativo, e que deve existir em harmonia com os outros poderes Executivo e Judiciário”, completou. O presidente ainda sublinhou que a Casa está trabalhando para que seja adotada a tradução simultânea para Libras nas transmissões das sessões plenárias. Ela foi utilizada nesta Sessão Especial.
No momento seguinte, o vice-prefeito João Pedro se manifestou na tribuna reforçando a importância do reconhecimento ao município, e lembrando sobre as contribuições dadas por todos os mandatos anteriores para seu desenvolvimento como polo regional em várias áreas. Ele ressaltou que a cidade teve crescimento considerável em sua população por muitas pessoas adotarem a cidade e darem sua contribuição no decorrer de sua história. João Pedro enalteceu a atual conjuntura da cidade atribuindo à sua população e à harmonia entre os poderes. “A cidade se constrói e se fortalece por ter uma população trabalhadora e empreendedora, além de contar com um Legislativo atuante e que age em parceria com os demais poderes. Viva a democracia, e vida longa à Passo Fundo. Parabéns a todos”, concluiu.
Em seguida, cada parlamentar teve seu espaço na tribuna, em que parabenizaram o município, mencionando seu crescimento ao longo de sua história desde antes da fundação. Além disso, foram citados aspectos como sua capacidade de acolhimento a pessoas de outros locais, que a adotaram e se desenvolveram, a sua potencialidade comercial, industrial, cultural e econômica, além de se notabilizar por ser um polo regional em áreas como saúde, educação, gerador de empregos e prestação de serviços. Ainda foram mencionados gestores que passaram pela administração, bem como lembrados aspectos presentes na cidade como inclusão social, empreendedorismo, bem como a importância de o Legislativo atuar junto à comunidade.
Passo Fundo 166 anos
Em ranking, elaborado pela Austin Rating, em parceria com a Editora Três, que avaliou os 5.565 municípios brasileiros por meio de 281 indicadores, Passo Fundo ostenta o 39º lugar entre as melhores cidades do Brasil. Além disso, Passo Fundo está na 30ª posição entre as melhores cidades de grande porte, com mais de 200 mil habitantes.
O município também segue entre as principais economias do Estado, e, está, atualmente, na 6ª posição no ranking do Produto Interno Bruto (PIB), e aparece na 4ª posição no setor de serviços. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Passo Fundo apresentou salto de crescimento em sua população desde o início dos anos 2000, pulando de 170 mil habitantes para mais de 210 mil em 2020.
Foto: Comunicação Digital / CMPF