A Liliane Rusch conheceu as atividades da Escola das Profissões ouvindo notícias sobre a oportunidade de se qualificar profissionalmente de forma gratuita. Ao procurar o programa da Prefeitura de Passo Fundo, ela se deparou com uma diversidade de cursos de capacitação disponíveis para auxiliá-la a descobrir uma chance de inserir-se no mercado de trabalho. “Os cursos são ótimos, porque nos ajudam a seguirmos um caminho de qualificação profissional. Fiz três cursos na área de estética e beleza e isso tem me ajudado muito a me profissionalizar e a investir no meu próprio negócio”, contou ela.
Assim como Liliane, mais de quatro mil já se matricularam em algum dos cursos ofertados, gratuitamente, pela Prefeitura por meio da Escola das Profissões. Criado pela Administração Municipal em 2022, o programa já diplomou cerca de duas mil pessoas, direcionando cerca de 500 delas para o mercado de trabalho. “A Escola das Profissões atende a uma demanda que vínhamos observando a partir da realização de outros projetos, como o Café com Emprego, por exemplo. As pessoas têm disposição para o trabalho, mas muitas delas não eram contratadas por falta de qualificação. Da mesma forma, tem muitos empreendedores individuais que precisavam de auxílio para formalizar e potencializar seus empreendimentos. Então, através desta iniciativa, nós estamos conseguindo agregar ferramentas de empregabilidade dos passo-fundenses, com excelentes resultados”, avaliou o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.
Estruturada pela gestão Pedro Almeida, a Escola das Profissões se articula em torno de três eixos centrais de atuação. O secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explica que cada um destes eixos dialoga com setores produtivos e econômicos diferentes, mas respondem ao mesmo objetivo de assegurar formação e capacitação profissional tanto para os adultos quanto para os adolescentes que estudam na rede municipal de ensino. “O eixo 1, dos Profissionais do Futuro, é o que melhor dialoga com a educação municipal, porque insere nossos alunos em atividades de robótica, idiomas, internet das coisas e pensamento científico. É um instrumento de preparação educacional e profissional que deve apresentar ótimos resultados”, ponderou Teixeira.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, a oportunidade de oferecer cursos gratuitos tem refletido no aumento dos índices de geração de emprego no município. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico integra a Escola das Profissões nos eixos 2 e 3, que envolvem as formações para a indústria, em parceria com o setor empresarial e o Senai-RS, e também as focadas no setor de comércio e serviços. “Muitas destas pessoas acabam, posteriormente, participando do Café com Emprego, que é outro programa da Prefeitura direcionado para o mercado de trabalho, e sendo mais facilmente contratadas, justamente, por terem participado da Escola das Profissões”, reforçou Oliveira.
Dados da coordenação da Escola das Profissões mostram que a maior parte dos alunos participantes dos cursos dos eixos 2 e 3 têm entre 18 e 29 anos e que, além dos cursos da área da indústria, os que apresentam a maior procura estão nos setores de assistente administrativo, de recursos humanos, de logística, cuidador de idosos, corte e costura, informática básica e manicure e pedicure. “Isso demonstra que estamos construindo boas alternativas de profissionalização e inserção no mercado de trabalho para os passo-fundenses”, resumiu o prefeito, destacando que uma série de atividades estão sendo programadas para marcar o aniversário de funcionamento do programa da Prefeitura. “Precisamos comemorar os resultados obtidos e divulgar ainda mais os cursos gratuitos e de formação profissional para a nossa comunidade”.