O dia 7 de setembro se aproxima, um desfile realizado há dois séculos para comemorar a independência do Brasil, momento que reúne instituições cívicas e militares e diversas escolas que apresentam um pouco do seu trabalho desenvolvido ao longo do ano. Mas para que o desfile ocorra exige muita preparação e organização, principalmente no que diz respeito às bandas participantes.
A Escola Estadual Ernesto Tochetto reativou sua banda que vem se preparando para o Desfile de 7 de Setembro. “A primeira banda que tivemos na escola foi a Banda de Lata, aí depois conseguimos doações de instrumentos e sempre no dia 7 de setembro vínhamos abrilhantando o desfile e fazendo outras apresentações, contudo, com a pandemia, nosso maestro se mudou da cidade e a gente não tinha mais professor para a banda”, conta a diretora da escola Jaqueline Ceolin Pinto.
Parceria com escola de samba
Através de uma parceria com a Escola de Samba Acadêmicos do Chalaça, os estudantes da Escola Tochetto puderam voltar a contar com uma Banda Marcial. “Por meio de uma professora em que a família dela faz parte da nossa escola de samba soubemos que o colégio estava sem professor e a banda desativada desde 2019, aí conversamos com a direção e iniciamos o projeto”, contou o presidente da Liga das Escolas de Samba de Passo Fundo e membro da Escola de Samba Acadêmicos do Chalaça, Felipe Machado.
Machado conta que se surpreendeu com a quantidade de alunos interessados em integrar a banda. “Começamos com 22 alunos e hoje tem mais de 50 e já está faltando instrumento, além disso, já tem crianças de outras escolas que não tem banda que querem desfilar aqui, estamos organizando para dar continuidade posteriormente, não só com a banda, mas também com aulas de percussão para eles”, explica.
O estudante do 9º ano, Guilherme Augusto da Silva, relata que tem gostado de participar dos ensaios. “Eu acho muito bom, muito divertido, gosto de fazer barulho e está sendo muito legal poder participar da banda”, disse.
Em preparação para o Desfile de 7 de setembro, os ensaios da banda têm ocorrido duas vezes por semana, com início no fim da tarde, na rua em frente à escola. Outros dois professores membros da Escola de Samba Acadêmicos do Chalaça, sendo Paulo Almeida e Carlos Junior, ministram as aulas. “Os alunos estão muito felizes, tem mais crianças que gostariam de participar, também já temos meninas das balizas e mandamos fazer roupas, camisetas para a banda, inclusive fizemos uma promoção de cachorro-quente buscando recursos para custear as camisetas”, finalizou a diretora Jaqueline.
Interessados em contribuir com a banda da Escola Ernesto Tochetto podem entrar em contato pelo telefone (54) 9 9935-0064.
Apresentação da Banda do Colégio Tiradentes já é tradicional no desfile
A Banda de Música do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo já é tradicionalmente esperada pela comunidade que prestigia o Desfile de 7 de Setembro e conforme a capitã e comandante do Colégio Tiradentes, Andreza do Amarante dos Santos, a banda se apresenta não somente em Passo Fundo como em outras cidades da região. “O Colégio Tiradentes participa tradicionalmente do Desfile da Pátria, não somente em Passo Fundo, mas em várias cidades da região que o convidam para as comemorações cívicas desta data. E a banda é o destaque da apresentação do colégio entoando músicas que ditam o ritmo da marcha. Para este ano estão sendo preparados, dentre outros, o Dobrado Batista de Mello e o Dobrado Dois Corações”, conta.
De acordo com Andreza, a banda vem se destacando ao longo dos anos, tendo um alcance extramuros. “Envolve toda a comunidade, encanta com seu repertório, a ponto de ser disputada e não possuir mais agenda para o mês de setembro, por exemplo. Além disso, realiza a integração com todos os estudantes e é tida como um destaque em nosso meio ", pontuou.
A banda também se apresenta em formaturas cívicas e militares tanto do Colégio Tiradentes, como de outros órgãos da Brigada Militar, participando de outros eventos dos quais é convidada também. “Os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos sobre a música, aprendem sobre a história da música e leitura de partituras, aprendem a tocar instrumentos musicais, recebem estímulo à coordenação motora ao tocar instrumentos ao mesmo tempo em que executam as marchas, conhecem diversos municípios da região do norte do Estado, e agrega uma gama de conhecimentos culturais relacionados ao universo musical. Também é uma oportunidade de criar e fortalecer amizades e cultivar valores como o espírito de corpo, o companheirismo e a camaradagem”, destaca.
Mais de 10 anos de atuação na região
Segundo Andreza, a banda iniciou suas atividades em 2010 como extraclasse cultural com instrumentos de percussão tendo como primeiro maestro o 1º Tenente Daisson de Andrade da Silva. Em 2011 foram adquiridos os primeiros instrumentos de sopro e com o passar dos anos novos alunos foram sendo agregados ao grupo. Em 2020 passou a reger a banda o maestro Rodrigo Ávila Silveira, o qual implantou a atual metodologia de ensino musical para os alunos e também aumentou o número de integrantes. “Dentre os projetos realizados está o Programa Cultural apresentado no Instagram do Colégio, e os Concertos Didáticos, que levam a banda a apresentar-se em diversos locais e eventos”, disse.
Atualmente a banda é composta por 38 alunos do 1º ao 3º ano da escola. “Para ingressar na banda os alunos interessados passam por uma triagem, que é realizada pelo maestro Rodrigo Ávila, consistente em uma prova de habilidades e conhecimentos musicais básicos. Durante as aulas/ensaios os alunos recebem instruções e aprendem a música de forma conceitual e prática”, explicou.
Os ensaios ocorrem nas terças-feiras à tarde, no horário das extraclasses culturais, tendo também horários extras aos finais de semana, sempre com o objetivo de aprimorar conhecimentos e ajustar detalhes para as apresentações.
Entre o repertório da Banda estão os hinos Nacional, Riograndense e à Bandeira, dobrados (para marchas), canções militares (Canção do Colégio Tiradentes, Canção da Brigada Militar, Canção Olímpica da BM, Fibra de Herói, Canção do Expedicionário, dentre outras) e músicas populares (como Final Countdown, Havana e Seven Nation Army).