Solidariedade e afeto: doações recebidas pela Prefeitura serão encaminhadas com mensagens escritas por crianças de escolas do município

Por iniciativa e sugestão do Executivo Municipal, alunos dos ensinos infantil e fundamental de escolas da cidade estão redigindo mensagens de apoio e carinho para serem distribuídas às famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pelas chuvas desta semana

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Além de móveis, materiais de construção, produtos de higiene e limpeza, cobertores e alimentos, as famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pelas chuvas ocorridas entre o sábado (02) e a segunda-feira (04) em Passo Fundo, vão receber também o carinho e o afeto de crianças das escolas do município. “Esse gesto demonstra que estamos construindo uma geração de pessoas dispostas a ajudar, a se envolver com a comunidade de uma forma tão carinhosa e afetuosa. Quando as primeiras cartas escritas pelos nossos alunos começaram a chegar, sentimos que era uma ação que precisava ser ampliada”, comentou o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, durante a manhã desta quinta-feira (07), no Quartel da Brigada Militar.

Participando dos processos de recebimento e separação das doações realizadas pelos passo-fundenses através da campanha Passo Fundo Solidária, o prefeito destacou a importância da relação entre educação e cidadania. “Nossa rede de ensino tem passado por intensos projetos pedagógicos que objetivam desenvolver o pensamento crítico e a cidadania. Somos uma Cidade Educadora, comprometida também com as transformações sociais. E não há nada mais educativo do que agora em que enfrentamos essas dificuldades, podermos contar com essas demonstrações de fraternidade vindas dos nossos estudantes”, observou Pedro.

O secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, explicou que a iniciativa de estimular as crianças a escreverem mensagens de apoio às famílias afetadas pelas intempéries climáticas foi sugerida pelo prefeito e, rapidamente, acolhida pelas escolas municipais e também por instituições de ensino das redes estadual e privada em Passo Fundo. “Foi uma mobilização rápida e que contou com a colaboração dos professores na confecção de mensagens, bilhetes, cartazes e cartas. Sabemos o quanto é importante dar um suporte emocional a estas famílias e queremos, através das nossas escolas, mostrar que somos parte de uma grande comunidade”, relatou Teixeira.

Uma destas cartas foi escrita pela Manuella, aluna do sexto ano da EMEF Santo Antônio. Na mensagem, ela fala sobre a necessidade de ter fé e acreditar “que tudo passa”. “Oi, eu sei que é triste, mas eu quero que você pare de chorar. Já já tudo passa”, desejou a estudante. Ao ler a mensagem, o prefeito disse que “mensagens como esta da Manuella tem se repetido entre as cartas enviadas e que, agora, estão sendo colocadas nos kits que vão ser encaminhados para as famílias que mais necessitam”.

Conforme o secretário Municipal de Educação, apenas na quarta-feira (06), cerca de três mil cartas e cartazes foram produzidos em escolas da rede municipal de ensino. “Esse é um movimento que terá continuidade, porque as nossas crianças têm muito a compartilhar”, falou Teixeira.


Passo Fundo Solidária

Lançada na terça-feira (05), a campanha Passo Fundo Solidária segue recebendo doações de móveis, cobertores, materiais de construção, produtos de higiene e limpeza e alimentos até o sábado, dia 16, quando ocorre o Dia D de arrecadação, em uma atividade programada para ocorrer no Parque da Gare. Ao longo desta quinta-feira (07), a comunidade pode efetuar doações nos pontos de coleta fixos - Secretaria de Segurança Pública e na SEMCAS - e também em um caminhão estacionado junto ao Parque da Gare. As doações recebidas estão sendo encaminhadas para triagem em um espaço cedido pela Brigada Militar e, na sequência, enviadas às famílias.

Gostou? Compartilhe