Grupo folclórico da Eslováquia se apresenta na região

Por
· 1 min de leitura
O grupo folclórico Vagonár da Eslováquia também participou  do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, onde conquistou o 1º lugar. O grupo folclórico Vagonár da Eslováquia também participou  do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, onde conquistou o 1º lugar.
O grupo folclórico Vagonár da Eslováquia também participou do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, onde conquistou o 1º lugar.
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O grupo folclórico Vagonár, da Eslováquia, realiza diversas apresentações na região. Ontem à noite, o espetáculo foi no palco do Colégio Notre Dame, em Passo Fundo. A iniciativa é da Federação Internacional de Festivais Folclóricos (FIDAF) com o apoio da 7ª Região Tradicionalista.

Segundo Paulo Dutra, atual secretário da 7ª Região Tradicionalista, é a primeira vez que o grupo visita a América Latina. Antes de chegar em Passo Fundo, participou  do Festival Internacional de Folclore de Nova Prata, onde conquistou o 1º lugar. Ao todo, serão seis apresentações em municípios da região.

Paulo Dutra ressaltou a relevância desses intercâmbios culturais, especialmente durante o mês da programação da Semana Farroupilha. "A importância de receber grupos de fora é valiosa porque nos incentiva a conhecer mais a nossa cultura, no momento em um grupo de outro estado ou país nos visita, nos perguntamos também qual a nossa cultura. Acho que esse contato desperta o pensamento cultural da nossa terra."

O Grupo Vagonár viaja com 30 integrantes, incluindo músicos, cantores e dançarinos, que cativaram a plateia com performances representando as diversas culturas presentes na Eslováquia.

Segundo Katarina, integrante do Vagonár, no ano passado o grupo, formado por 70 integrantes,  completou 15 anos. Sobre a experiência de visitar Passo Fundo pela primeira vez Katarina diz estar muito feliz. “Aqui é ótimo, a gente não sabia muito o que esperar, mas o que mais gostamos foi a hospitalidade das pessoas”.

Katarina também explica que as apresentações representam danças típicas da cultura húngara, ucraniana, judia e povos sem pátria presentes na região da Eslováquia. “Viemos para compartilhar a nossa cultura e ter essa troca de experiências.  O nosso país é muito pequeno, mas as vilas têm diferenças de cultura muito grandes”.

 

Próximas apresentações do grupo folclórico:

Local: Casa de Cultura - Marau/RS

Data: 13/09

Horário: 20h

Entrada Gratuita

 

Local: Casa de Cultura - Marau/RS

Data: 14/09

Horário:Manhã e Tarde

Entrada Gratuita

Gostou? Compartilhe