Os investimentos em tecnologia e na melhoria da infraestrutura das escolas, a qualificação da rede e dos profissionais em educação e a implementação de ferramentas para a execução de avaliações diagnósticas periódicas, estão entre os fatores que, segundo o secretário Municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, garantiram ao município o terceiro lugar no Índice Municipal de Educação do RS (IMERS), um indicador estadual apresentado pelo Governo gaúcho na semana passada.
De acordo com Teixeira, Passo Fundo ocupa, neste indicador, a terceira posição entre os municípios gaúchos com mais de 140 mil habitantes. Organizado pelo Governo do Estado para mensurar o desempenho das cidades com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, o IMERS terá impactos sobre a distribuição do ICMS para a educação. “O bom resultado já reflete o trabalho feito na rede municipal de ensino, que leva em consideração o resultado das avaliações de larga escala em nível nacional e estadual, além dos resultados da avaliação diagnóstica própria que o Município realiza desde 2021”, explicou o secretário, observando que “a análise destes dados, por escola, nos deu condições de colocar em movimento uma estratégia de planejamento por escola com base no resultado destas avaliações”.
Obtido a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), o marcador será adotado como critério para a distribuição do ICMS aos municípios tendo por base o desempenho na educação. Com isso, as provas do SAERS serão aplicadas anualmente pela Seduc nos municípios, o que permitirá avaliar a evolução dos indicadores. “Neste ano, para além do trabalho específico por escola baseado nos resultados anteriores, estamos realizando uma campanha de incentivo à realização das provas com professores e alunos. Todos temos que entender a importância da realização da prova e da preparação prévia para ela”, resumiu o secretário Municipal de Educação.