Acordos assinados nesta quarta-feira (13) entre o prefeito e os empresários Gerardo Luis Bartolome e Marcela Cecilia Grandolini garantem ao Município a construção de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), no bairro Nenê Graeff, e de um Centro de Atendimento Educacional e Social para acolhimento de crianças vinculadas aos trabalhadores do projeto TransformAção, na Vila Popular
O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, assinou, na manhã desta quarta-feira (13), dois Protocolos de Intenções com um casal de empreendedores argentinos que viabilizarão a construção de duas novas estruturas educacionais no município. De acordo com Pedro, as articulações entre a Prefeitura e os empresários Gerardo Luis Bartolome e Marcela Cecilia Grandolini iniciaram ainda em 2022, quando eles manifestaram interesse em retribuir o acolhimento e o carinho com que foram recebidos na cidade, há cerca de duas décadas. “Eles investiram economicamente no agronegócio, criando uma empresa de genética de plantas. Acreditaram em Passo Fundo, obtiveram o retorno desejado e, agora, decidiram contribuir com o fortalecimento da nossa cidade”, relatou o prefeito.
A partir dos acordos assinados, Gerardo e Marcela comprometem-se a doar para o Município de Passo Fundo dois equipamentos públicos que serão construídos em áreas previamente definidas pela Prefeitura, em comum acordo com os empresários. Um destes equipamentos será executado na Vila Popular e terá como finalidade o acolhimento de crianças e adolescentes vinculados aos trabalhadores e cooperados do projeto TransformAção.
Neste local, explicou Pedro, funcionará um Centro de Atendimento Educacional e Social para este público, sob a coordenação e orientação socioassistencial da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS). “A área foi visitada pelo Gerardo e pela Marcela, que puderam conhecer a realidade daquela comunidade e entenderam a importância deste investimento. Para a execução desta obra, eles farão a doação dos terrenos e também da edificação”, observou o chefe do Executivo Municipal, comentando que o espaço beneficiará cerca dezenas de famílias.
O segundo Protocolo de Intenção assinado entre a Prefeitura e os empresários viabilizará a edificação de uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) no bairro Nenê Graeff, similar ao projeto que o Município está executando no bairro Valinhos. Conforme o prefeito, esta Escola será a segunda em Passo Fundo a oferecer um atendimento em turno integral para crianças de zero a seis anos. “Neste Protocolo estamos estabelecendo que a Prefeitura entrará com o terreno para a escola e eles farão o aporte dos recursos necessários para a edificação. Será uma obra importante para garantirmos a ampliação do número de vagas na rede municipal de ensino, atendendo a uma grande região de Passo Fundo”, declarou Pedro.
Com capacidade para atender 150 crianças, a nova EMEI no bairro Nenê Graeff terá uma área construída de 900m², com duas salas de aulas para cada faixa etária, além de saguão, espaço para atividades múltiplas, sala para os professores, sanitários (incluindo os com acessibilidade), refeitório, cozinha, lavanderia, espaço administrativo, pátio externo fechado, gramado e piso emborrachado para a instalação de brinquedos.
O empresário Geraldo Luis Bartolome destacou que, no Brasil, a empresa internacional voltada à genética de plantas iniciou as atividades em Passo Fundo há 20 anos, a partir de uma sociedade. Dessa forma, o investimento simboliza “um agradecimento nosso à sociedade brasileira, em particular, à sociedade de Passo Fundo”.
Conforme a empresária Marcela Cecilia Grandolini, a ação integra um projeto chamado “Um a Um com Amor”, que terá outras iniciativas sociais e educacionais em outros municípios. “O conceito é sermos capazes de transformar a realidade. Passo Fundo seria o nosso primeiro Um a Um com Amor no Brasil”, enfatizou.