O mês de setembro trouxe dois ciclones extratropicais para o Rio Grande do Sul e a população ainda vive os impactos causados pelos alagamentos dos rios. A Defesa Civil de Passo Fundo continua atuando na contenção dos estragos da chuva, realizando vistorias em residências e monitorando a situação em todo o município.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Passo Fundo, Jair Maffi, embora a situação esteja normalizada, não sendo registrados novos alagamentos, mesmo com a chuva dos últimos dias as equipes seguem trabalhando. “Estamos fazendo ainda algumas vistorias em residências. Como foram muitas, então não conseguimos fazer em todas ainda. O trabalho continua para avaliar alguns danos estruturais nas residências, paredes ou piso trincados”, conta.
Maffi destaca que equipes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e da Secretaria de Habitação também continuam atuando. “A Secretaria de Assistência está verificando a necessidade de cada pessoa na parte de alimentos, móveis e a Secretaria de Habitação está verificando a parte de folhas de amianto, madeiras entre outros materiais. Ainda estamos nessa fase de levantamento das necessidades das famílias”, diz.
Outro trabalho da Defesa Civil municipal está no encaminhamento de documentações para buscar recursos em nível federal. “Também estamos fazendo levantamento e cadastramento para buscar recurso federal para algumas sacolas de alimentos e para algumas estruturas de pontes danificadas no interior e ainda estamos em reuniões com o pessoal do governo federal para buscar recursos via Defesa Civil Nacional”, pontua.
Volume de chuva já ultrapassou 400 milímetros no mês
A chuva que está ocorrendo em setembro em Passo Fundo entra para história como uma das maiores das últimas décadas. Segundo o laboratório de meteorologia da Embrapa Trigo de Passo Fundo, a média histórica do mês é de 165 milímetros. Sendo que até essa quinta-feira (14), já haviam sido registrados 427 milímetros.
Acesse o site do Laboratório https://www.embrapa.br/trigo/infraestrutura/agrometeorologia/laboratorio-agrometeorologia é possível conferir as precipitações de chuva por mês e ano.
Confira o volume de chuvas em 2023
Janeiro – Registrado 152.6mm – Média é de 173.7mm
Fevereiro – Registrado 85.8 mm – Média é de 146.9mm
Março – Registrado 124.5mm - Média é de 137.3mm
Abril – Registrado 71,4mm – Média é de 140.2 mm
Maio – Registrado 167.4mm – Média é de 153.5mm
Junho – Registrado 149.7mm – Média é de 158.1mm
Julho – Registrado 263.5 – Média é de 163 mm
Agosto – Registrado 108.4 m – Média é de 130.8
Setembro- Registrado até 14/09 – 427.2 mm – Média é de 165.5mm