Eleições para o Conselho Tutelar ocorrem no dia 1º de outubro

Podem votar eleitores a partir dos 16 anos, apresentando documento com foto e título de eleitor. Em Passo Fundo, seções eleitorais foram concentradas em cinco regiões da cidade.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Assegurar que as crianças e adolescentes tenham todos os seus direitos respeitados é a principal responsabilidade dos conselheiros tutelares, considerados essenciais na proteção da infância e adolescência no Brasil. Em Passo Fundo, no dia 1º de outubro, das 8h às 17h, os eleitores a partir dos 16 anos poderão definir quem serão os novos conselheiros tutelares que irão atuar no município pelos próximos quatro anos.

Conforme a presidente da Comissão Especial de Eleição, Maria Luísa Paz de Mattos, 21 candidatos disputam as cinco vagas em cada microrregião. Em Passo Fundo, há duas microrregiões instituídas e em que os conselheiros eleitos terão atuação. Para Maria Luísa, a participação de todos os passo-fundenses é fundamental neste processo. “O conselheiro atua diretamente com a comunidade para cessar qualquer ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente, originadas de denúncias, reclamações ou solicitações. Esse trabalho é sensível e de extrema importância já que eles focam em quem é mais vulnerável em termos de defesa de direitos”, disse ela.

De acordo com Maria Luísa, cada microrregião elege cinco conselheiros, os demais candidatos tornam-se suplentes. No município, as seções foram eleitorais foram concentradas em cinco regiões e definidas escolas como os locais de votação para facilitar e estimular a ida dos eleitores no dia da eleição. São pontos de votação as escolas Cecy Leite Costa (com um total de 12 urnas), Fagundes dos Reis (somando 13 urnas), Protásio Alves (com oito urnas), Arco Verde (com sete urnas) e Ernesto Tocchetto (somando 10 urnas).

A listagem completa das seções em cada um dos cinco colégios eleitorais está disponível no site da Prefeitura de Passo Fundo. No dia da eleição, é obrigatório apresentar documento de identificação com foto e, facultativo, o título de eleitor.

Gostou? Compartilhe