Dezenas de motofretistas e taxistas que atuam em Passo Fundo serão beneficiados com cursos de capacitação disponibilizados pela Prefeitura, através da Escola das Profissões. O anúncio foi feito pelo prefeito Pedro Almeida nesta sexta-feira (15), em reunião com representantes das categorias.
“A Escola das Profissões é um programa que está melhorando muito a capacitação profissional da nossa cidade. Com os novos cursos vamos conseguir beneficiar essas duas categorias importantes da cidade para avançarmos também neste setor do transporte”, afirmou o prefeito Pedro.
Para os motofretistas será oferecido um curso de 30 horas, com aulas sobre noções básicas de legislação, segurança e saúde, transporte de cargas, responsabilidade social, entre outras questões referentes à profissão. Os trabalhadores serão divididos em turmas de 15 alunos nos turnos da manhã e da tarde.
As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira, junto ao Sest/Senat. Conforme explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, o Município subsidiará 80% do valor do curso, restando aos motofretistas o pagamento de R$ 52,00 para a participação.
Já os permissionários de táxi poderão fazer um curso de 28 horas que aborda os módulos de direção defensiva, relações humanas, primeiros socorros e mecânica e elétrica básicas. Serão oferecidas 120 vagas. O valor também terá subsídio de 80% por parte do Município.
O vereador Gio Krug, que ajudou a articular a disponibilização dos cursos, destacou a importância da iniciativa. “Agradecemos o Município por ter escutado a classe e atendido essa demanda que vai ajudar muito quem quer trabalhar de forma regular. Todos ganham com essa capacitação: os trabalhadores, a comunidade e o Município”, afirmou o vereador.
Para presidente da Associação dos Taxistas de Passo Fundo, Jair Embarach, o curso somará às atividades de todos os permissionários. “Realizamos este curso há cinco anos, mas é importante fazermos a renovação, uma vez que temos muitos profissionais novos. É uma qualificação até para o que passageiro saiba com quem está andando. É interessante que todos os permissionários façam, pois a Prefeitura está fornecendo os 80%”, considerou.
O diretor do Sest/Senat, Ubirajara Siqueira Dutra, mencionou a satisfação da entidade ao contribuir para a formalização das profissões. “Para nós como desenvolvedores do sistema de transporte, é muito importante possibilitar, além da capacitação profissional, a certificação e regulamentação pelo departamento de trânsito”, observou.