Feitech 2023: a energia que impulsiona a inovação e a tecnologia

Por
· 3 min de leitura
Painéis sobre inovação, tecnologia e geração de conteúdo integram programação da Feitech  - Fotos:Alex BorgmannPainéis sobre inovação, tecnologia e geração de conteúdo integram programação da Feitech  - Fotos:Alex Borgmann
Painéis sobre inovação, tecnologia e geração de conteúdo integram programação da Feitech - Fotos:Alex Borgmann
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Feitech - Feira Regional de Inovação, Tecnologia, Negócios e Conteúdo contou no seu primeiro dia (14) com uma programação intensa de painéis que aprofundaram a temática da inovação, tecnologia e geração de conteúdo. E à noite, a Acisa (Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agronegócio de Passo Fundo) e a coordenação da Feitech receberam expositores, empresários e dirigentes de instituições que integram os Impulsionadores de Inovação, no jantar de abertura que teve a presença de autoridades e momentos de homenagens à reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bernadete Dalmolin, “impulsionadores de inovação” e crianças que representam o projeto Despertar. 

Na ocasião, a jornalista de Economia, Giane Guerra do Grupo RBSTV apresentou palestra sobre empreendedorismo, cenário econômico e desafios para o desenvolvimento. 

Inovação e tecnologia: pilares de desenvolvimento

O presidente da Acisa, Cássio Roberto Gonçalves, saudou o coordenador da Feitech 2023, Evandro Silva e as empresas, instituições que acreditam em inovação e tecnologia como pilares de desenvolvimento social e econômico. 

“Sinergia, sincronia e simpatia”

Acompanhado pelo “Cuscotech”, um “cão robô” receptivo e que está chamando atenção de quem passa pelo estande do Sebrae, Evandro Silva iniciou sua fala referenciando o sociólogo Mário Sérgio Cortella, ao dizer que com sinergia, sincronia e simpatia as ações se realizam e acontecem na prática. 

“A Feitech começou através de um grupo de curadoria, impulsionadores que compartilharam da vontade de fazer um evento sem custo para comunidade que falasse sobre inovação, gerando conteúdo”, ressaltou o coordenador da feira. Ele ainda salientou que pessoas como Erasmo Batistella, presidente da Be8 e Cristiano Dutra Borges, CEO da Razaoinfo cederam suas marcas e simpatizaram com a realização da Feitech. 

Com o Sebrae e a UPF, que geram conhecimento, Evandro mencionou que foram criando sinergia, sincronia e simpatia para fazer a Feitech e colher bons resultados a partir do evento.

Reitora da UPF anuncia instalação de usina de amônia verde

Emocionada com a homenagem recebida pela Feitech 2023, a reitora da UPF, Bernadete Dalmolin, enalteceu o trabalho de transformação impulsionado pela feira. “Que bom que a Feitech fez esta disrupção de fazer um evento para impulsionar, agregar, provocar para a inovação. Não é fácil trabalhar este grande ecossistema”, pontuou. Bernadete também mencionou a presença dos estudantes na feira. “Esta juventude é impulsionadora para o futuro da inovação”. 

Na oportunidade, a reitora anunciou a instalação de uma usina-escola de amônia verde que será sediada na UPF, em parceria com a empresa Begreen de São Paulo. “oficializamos essa parceria para a construção do espaço da usina que terá investimento de 50 milhões”, informou Bernadete. 

Impulsionadores de Inovação

Representando os Impulsionadores de Inovação da Feitech, a gerente regional do Sebrae, Silvana Conterato Berguemmaier, afirmou que faz todo sentido o Sebrae apoiar a Feitech. “Assim como faz sentido apoiarmos o sonho de se ter o seu negócio. Nós também fortalecemos a governança no ecossistema”, ressaltou a gerente ao referenciar o Sebrae como grande apoiador da criação do movimento Vértice. 

O Impulsionador de Inovação da Feitech, CEO da Razaoinfo, Cristiano Dutra Borges, enfatizou que a internet é commodittie e essa característica os motiva a se reiventarem constantemente. “A Razaoinfo estava em um novo momento quando surgiu o convite para participarmos. Apoiamos a feira como muita energia e hoje, vemos a segunda edição transcorrer de forma mais tranquila e robusta”.

O presidente da Be8, Erasmo Batistella, que representa um Impulsionador de Inovação da feira, destacou que estão mais fortes na segunda edição da Feitech, com a presença do Instituto Educacional (IE) que expõe trabalhos sustentáveis dos alunos. Batistella esteve em Brasília e informou que o setor de biocombustíveis receberá incentivos que viabilizarão novos investimentos em hidrogênio verde e outras plataformas que dialogam com inovação. 

Secretaria de Inovação 

O vereador Alberi Grando que preside a Câmara Municipal de Passo Fundo disse que o poder legislativo apoia e incentiva a área de inovação e tecnologia. Um exemplo concreto foi a aprovação da Secretaria Municipal de Inovação, que é inédita no município e atua diretamente em ações inovadoras e tecnológicas na cidade. 

Neste aspecto, a secretária de Inovação, Bárbara Fritzen enalteceu que são grandes entusiastas dos movimentos de inovação. “Somos os impulsionadores deste projeto desruptivo não só para Passo Fundo como para todo o interior. Este evento democratiza a inovação, pois possibilita à comunidade ter acesso à inovação e à tecnologia”.

Gostou? Compartilhe