Setembro deve superar recorde de calor de 2020

Temperaturas elevadas em toda a região do país ocorrem por uma bolha de calor localizada agora entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil

Por
· 2 min de leitura
Chuva no final da tarde, acompanhada de granizo, provocou estragos em algumas regiões da cidade. Foto: Luiz Carlos SchneiderChuva no final da tarde, acompanhada de granizo, provocou estragos em algumas regiões da cidade. Foto: Luiz Carlos Schneider
Chuva no final da tarde, acompanhada de granizo, provocou estragos em algumas regiões da cidade. Foto: Luiz Carlos Schneider
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A uma semana do início oficial da primavera, Passo Fundo registra temperaturas elevadas para a estação. Segundo Gilberto Cunha, agrometeorologista da Embrapa Trigo, a previsão para esta semana é de ultrapassar o último recorde registrado no mês de setembro de 34,2ºC, no dia 30 de setembro de 2020.

Ao longo da semana, boa parte do território brasileiro está tomada por uma massa de ar quente e temperaturas que serão bastante elevadas. Em Passo Fundo devem passar dos 30º C, principalmente na quinta-feira e sexta-feira. “É uma semana de muito calor e todos os dias temos possibilidade de pancadas de chuva, principalmente para terça-feira e quarta-feira, o que irá aliviar o calor. No entanto, na quinta-feira as temperaturas voltam a subir se aproximando dos 30ºC”, explica o agrometeorologista.

Segundo Gilberto, as altas temperaturas são uma característica do fenômeno El Niño. “Se espera que a primavera deste ano tenha uma presença de umidade maior e temperaturas mais elevadas comparada aos outros anos, justamente por ser marcada pelo evento climático El Niño”, afirma.

Para a próxima semana, a expectativa é de que a temperatura se mantenha na casa dos 25ºC, deixando o clima mais ameno em relação aos valores até então registrados.

Ondas de calor

De acordo com o portal da MetSul Meteorologia, as temperaturas previstas para esta semana e a próxima deverão exceder significativamente as médias históricas de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país, com grande potencial para quebra de recordes, tanto para o mês de setembro quanto, possivelmente, em termos absolutos.

Vários estados irão enfrentar um calor extremo, com a influência de uma massa de ar quente extremamente intensa. Exemplos disso incluem o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, onde as temperaturas podem chegar ou superar os 40ºC.

As condições mais severas de calor serão observadas nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a maioria das cidades pode registrar temperaturas acima dos 40ºC. Em particular, as regiões próximas ao Pantanal e suas imediações podem experimentar temperaturas máximas ainda mais extremas.

Segundo o portal, a maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, de 2005, de 44,7°C.

O pico do calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem.

 

Granizo

Uma forte chuva no final da tarde de ontem, provocou a queda de granizo em várias regiões da cidade. Acompanhada de ventos fortes, a chuva causou queda de energia elétrica em alguns bairros, principalmente na Vera Cruz, além de queda de árvores. 


Gostou? Compartilhe