Obra no Santuário Nossa Senhora Aparecida se encaminha para a reta final

42ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida acontece no dia 08 de outubro

Por
· 2 min de leitura
O grande impacto da obra será, justamente, a maior acessibilidade das pessoas ao Santuário e à imagem de AparecidaO grande impacto da obra será, justamente, a maior acessibilidade das pessoas ao Santuário e à imagem de Aparecida
O grande impacto da obra será, justamente, a maior acessibilidade das pessoas ao Santuário e à imagem de Aparecida
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Apesar das chuvas das últimas semanas, a obra de revitalização do altar monumento do Santuário Nossa Senhora Aparecida segue em ritmo acelerado e se encaminha para a sua fase final. A reinauguração e abertura do espaço será realizada no dia 08 de outubro, durante a 42ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida que, neste ano, vai receber cerca de 150 mil fiéis.

 

A obra, como explica o reitor do Santuário, padre Eberson Fontana, busca enaltecer a imagem de Nossa Senhora Aparecida e, claro, trazer mais acessibilidade e melhorar o fluxo dos peregrinos – especialmente durante a Romaria. “O Santuário precisa estar preparado para receber as pessoas que chegam até aqui para ter o seu momento de oração, acender sua vela, entregar uma flor”, destacou. “O objetivo é manter um espaço acolhedor, que atenda a todos que vem até aqui para encontrar-se com Deus e Nossa Senhora”, complementou.

 

As principais alterações envolvem a substituição do telhado existente, buscando valorizar o monumento e adequando à forma já construída; substituição das escadas por rampas de acessibilidade, permitindo o acesso de todas as pessoas; substituição de revestimentos e pinturas; melhorias na iluminação e infraestrutura para cabeamento de energia e som; demolição das arquibancadas, reestruturação da secretaria; Instalação de SPDA (Sistema de Proteção a Descargas Atmosféricas), substituição do portão de acesso à Capela e, por fim, a instalação de nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 

O grande impacto da obra será, justamente, a maior acessibilidade das pessoas ao Santuário e à imagem de Aparecida. A responsável técnica da obra, a arquiteta Maria Inês Bolson Lunardini explica que o projeto foi baseado no histórico do aparecimento de Nossa Senhora aos pescadores e pensando, especialmente, em proporcionar que todos tenham acesso à imagem, com maior proximidade, uma das solicitações da Arquidiocese de Passo Fundo. “Desde o início do projeto, estes dois itens [acessibilidade e proximidade] foram a grande preocupação da administração da arquidiocese”, inicia a arquiteta e explica, ainda, que as adequações também envolveram os materiais utilizados que proporcionam maior segurança para que frequenta o Santuário.

 

Em ritmo acelerado, a reforma está na sua fase final. “O objetivo da obra é adequar o espaço para acesso aos fiéis peregrinos, proporcionando maior conforto e maior visibilidade à imagem. É o lugar da presença de Deus, um lugar sagrado, para o qual afluem um grande número de pessoas, por motivo de devoção e piedade. Neste Santuário, em especial, a imagem de Nossa Senhora Aparecida revela a fé desta comunidade e é por isso que ela ganhará mais destaque”, encerra a arquiteta.

 

 

 

42ª Romaria de Aparecida

“Com Maria seguimos Jesus, o Pão da Vida!”. Este é o lema da 42ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida que acontece, neste ano, no dia 08 de outubro. Ao todo, a procissão percorre sete quilômetros – sempre com a saída em frente à Catedral de Passo Fundo e chegada no Santuário, com uma missa campal. A Romaria é considerada a segunda maior do país em homenagem à Nossa Senhora Aparecida e há mais de 40 anos reúne milhares de devotos não apenas da região, mas que se deslocam de outros estados para celebrar a história e a intercessão de Aparecida.

 


Gostou? Compartilhe