Plano Municipal de Turismo é aprovado

O documento é uma ferramenta essencial para a projeção do setor

Por
· 1 min de leitura
Plano é uma ferramenta essencial para a projeção do turismo no município - Foto: Michel SanderiPlano é uma ferramenta essencial para a projeção do turismo no município - Foto: Michel Sanderi
Plano é uma ferramenta essencial para a projeção do turismo no município - Foto: Michel Sanderi
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O projeto de Lei de autoria do Executivo, que cria o Plano Municipal de Turismo, foi aprovado nesta segunda-feira (25), pelo Legislativo. O Município, maior cidade do norte gaúcho e, polo em educação, saúde, comércio e serviços, possui uma ampla gama de possibilidades a serem exploradas, o que com este plano, permitirá potencializar e planificar as ações turísticas a serem implementadas pelo Poder Público em conjunto com a iniciativa privada.

Para o prefeito, Pedro Almeida, os avanços do setor demandam ações integradas, e esse é um importante passo. “Diariamente, milhares de pessoas já vêm para Passo Fundo para acessar, principalmente, os serviços e o comércio. A cidade pode ir além e ser destaque no turismo regional, contando com atividades que favoreçam a permanência das pessoas. Para isso, temos de ter o envolvimento do poder público, de entidades e da iniciativa privada”, afirmou. 

De acordo com o secretário de Desenvolvimento, e presidente do Comtur, Diorges Oliveira, o plano é fundamental para que o Município seja contemplado com verbas para o setor, podendo, assim, qualificar a sua infraestrutura. “Queremos desenvolver um conjunto de produtos que deem suporte aos investimentos na área do turismo. O município tem o papel de acelerador das ações do turismo, dando para a iniciativa privada, ferramentas de pesquisa das potencialidades do setor para que o empreendedor tenha mais assertividade na tomada de decisões de investimentos. Quando bem planejado, o turismo consegue promover inclusão social, oportunidades de emprego, renda e investimentos em infraestrutura, que beneficiam não só o turista, mas também a comunidade local. Passo Fundo tem grande potencial a ser explorado no setor e o Comtur estará junto nesse processo, auxiliando, contribuindo e garantindo o aprimoramento das diretrizes do desenvolvimento turístico do nosso município”, comenta.

Em 2021, o Município reativou o Conselho Municipal de Turismo a fim de unir o poder público, entidades e a iniciativa privada em iniciativas que estimulem o setor e trabalhou na elaboração do Plano Municipal do Turismo, que, com a assessoria do Sebrae. O documento é uma ferramenta essencial para a projeção do setor. Ele reúne diretrizes para a condução do turismo de forma compartilhada, respeitando a competência de cada órgão e entidade para o posicionamento de Passo Fundo como destino de eventos, negócios e lazer.

Gostou? Compartilhe