Prefeitura trabalha em diversas frentes para minimizar os estragos do temporal

Até as 9h desta quarta-feira, já choveu mais que a média do mês, sendo registrado um volume de 150mm

Por
· 2 min de leitura
Foto: Michel SanderiFoto: Michel Sanderi
Foto: Michel Sanderi
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A madrugada foi de muito trabalho para as equipes da Prefeitura de Passo Fundo, que estão atendendo as ocorrências provocadas pelas chuvas e prestando assistência às famílias que precisam, em diferentes pontos da cidade. A Defesa Civil Municipal, recebeu diversas solicitações atendimentos durante a noite dessa terça-feira(3) e manhã de quarta-feira (4), em virtude do temporal que atingiu o município. A precipitação foi mais intensa em dois momentos, às 1h30 e às 5h. Até as 9h desta quarta-feira, já choveu mais que a média do mês, sendo registrado um volume de 150mm. O próximo boletim com atualizações será divulgado ao fim do dia.

Conforme o prefeito Pedro Almeida, as equipes de diversas secretarias como Obras, Transportes e Serviços Gerais, Assistência Social e Segurança estão trabalhando com intensidade para recuperar e minimizar os estragos e impactos provocados pela forte chuva registrada nesta madrugada. “A madrugada foi de muito trabalho na nossa cidade para atender as famílias atingidas em outros pontos, inclusive da cidade, onde não haviam acontecido ainda alagamentos. A previsão de chuva era de 40mm e esta noite choveu mais de 150mm, então realmente a cidade vem passando por volumes de chuva altos, assim em todo o Estado nunca antes visto na história. Nós precisamos agir rapidamente com as nossas equipes fazendo manutenção e limpeza, retirando árvores que caíram e dando assistência às famílias, principalmente nesse momento que elas passam por momentos tão sensíveis”, frisa o prefeito.

De acordo com o levantamento da Defesa Civil Municipal, foram oito atendimentos de chamadas por alagamentos em residências, 12 desentupimentos de bocas de lobos e bueiros, um corte de árvore para desobstrução de via. Além disto, as equipes da Defesa Civil realizaram visitas em seis pontos de alagamentos, sendo que os principais bairros atingidos foram, Vila Luiza, São Cristóvão, Victor Issler, Berthier. A pavimentação asfáltica também sofreu grandes danos com excesso de umidade em algumas vias, resultando em buracos.

“Fizemos um trabalho preventivo que resolveu nos locais que foram alagados na outra chuva no início de setembro, porém surgiram outros pontos alagamentos e temos de resolvê-los. As drenagens realizadas até o momento solucionaram e a água escoou rapidamente apesar do grande volume”, declara Almeida. 

A previsão do tempo para a quinta-feira (5) é de sol, porém na sexta-feira (6) deve voltar a chover com prognóstico de mais 50mm de precipitação. As equipes das secretarias seguem nas ruas verificando os estragos. O município possui dois locais para abrigar as pessoas atingidas. Caso haja a necessidade de acionar a Defesa Civil, ligar para 3311-1195 ou 153.

Principais danos

Ponte da Parobé interditada por desmoronamento; 

Árvores caídas no Centro e Parque do Sol; 

Telhados furados pelo granizo, sendo necessária a solicitação de lonas; 

Bueiro entupido com lixo e folhas;

Uma pessoa acamada removida pelo Corpo de Bombeiros;

Rio Passo Fundo e Arroio Santo Antônio transbordaram em pontos isolados.


Gostou? Compartilhe