Iniciativa sociocultural realiza pintura de grafite em escolas municipais de Passo Fundo

Com workshop do artista Chimia, alunos grafitaram muros de instituições contempladas pelo Projeto “Cores do Amanhã” nos dias 02 e 03 de outubro

Por
· 3 min de leitura
Foto: Rafael Rodrigues / HorizonteFoto: Rafael Rodrigues / Horizonte
Foto: Rafael Rodrigues / Horizonte
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nos dias 02 e 03 de outubro, duas escolas municipais de Passo Fundo receberam pintura de grafites em muros. Os alunos da Escola Municipal Antonino Xavier, na Vila Jardim, e da Escola Municipal Etelvina Rocha Duro, no Parque Farroupilha, participaram de um workshop sobre os aspectos que envolvem o grafite com o artista passo-fundense Chimia, e tiveram contato com todo o material para experienciar essa manifestação artística. A ação fez parte do projeto “Cores do Amanhã”, uma iniciativa cultural presente em 10 cidades do Brasil, que utiliza o grafite como meio de expressão para discutir a questão da cidadania.

Para chegar a este momento, professores da rede municipal de ensino participaram, em abril, de uma oficina sobre “Alimentação Saudável”, e incentivaram os alunos a refletirem em sala de aula, para criarem ilustrações que retratem a visão deles sobre o tema. O projeto envolveu quatro escolas do município, e contou com a participação de 360 alunos e 10 professores, resultando em um total de 25 desenhos inscritos.  

Por meio de votação popular e da seleção de uma comissão julgadora, as duas escolas ganharam o Dia do Grafite, e tiveram seus muros grafitados com inspiração nas artes vencedoras das alunas Amanda Silveira da Silva, da E.M. Antonino Xavier, e Luisa Ailer, da E.M. Etelvina Rocha Duro. Os grafites foram executados com a instrução dos vencedores e a orientação de Chimia, e contaram com a colaboração de seus colegas de classe e professores, que também assinaram seus nomes na arte. 

A aluna Amanda Silveira da Silva, de 11 anos, conta que se inspirou em grafites que viu pela rua para criar a sua arte: “Me lembrei dos óculos e quis colocar, com um fundo mais bonito, que é o arco-íris. Fui ligando cada memória que eu tinha para montar a imagem. Já pintei com spray e tinta, e estou me sentindo feliz em ver meu desenho saindo do papel e indo pro muro da escola!”. 

Luisa Ailer, 13 anos, lembra que sempre gostou de desenhar e pintar, desenvolver o projeto com o tema Alimentação Saudável foi muito gratificante. “É muito legal desenhar no papel, e depois ver no muro assim, grande. Participar do Cores do Amanhã foi uma experiência inesquecível, com certeza”, ressalta. 

Os professores também estiveram engajados nas atividades, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo trabalho em sala de aula e a elaboração das ilustrações, até a projeção das artes nos muros das escolas. A coordenadora Patrícia Pires de Oliveira, da E.M. Antonino Xavier, destaca o engajamento da comunidade, que participou da votação, e a relevância da temática: “Falar sobre alimentação saudável foi ótimo, pois envolve a saúde das pessoas. O projeto inspirou nossos alunos, em especial os que participaram do Dia do Grafite. Eles ficaram encantados, e muitos comentaram até sobre as profissões para o futuro: fotógrafo, desenhista, grafiteiro, entre outros”. 

Orgulho e gratidão são as palavras que a coordenadora pedagógica Elisângela Stocco, da E.M. Etelvina Rocha Duro, usou para expressar o sentimento que ficou com resultado espetacular. “O Dia do Grafite foi mágico, inesquecível! Cada traço, cada cor colocada no muro da escola nos encantava. Falar do projeto Cores do Amanhã é lembrar do entusiasmo da professora de artes Kelly, da empolgação dos alunos, do encantamento dos professores ao escolher os trabalhos para a seleção final, da união da comunidade escolar para votar e, por fim dá vitória, que trouxe muita emoção e expectativa”, afirma. 

O grafiteiro Chimia explica a arte realizada com os alunos: “Fizemos uma brincadeira primeiro e deixei eles colorirem, gastar tinta e se adaptarem com o spray. Depois, finalizei e fiz o acabamento, que é mais difícil. Eles que vão colorir o nosso amanhã e o nosso futuro. Sempre busco incentivar a arte e deixar essa cultura com eles, para levar essa ideia adiante”, aponta.

O projeto Cores do Amanhã em Passo Fundo tem o patrocínio da Bayer, parceria da Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, realização da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao final do projeto, um livro com o registro das ilustrações dos alunos e dos muros grafitados será produzido, com exemplares distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes. 

Gostou? Compartilhe