Organização espera 150 mil romeiros na 42 Romaria de Nossa Senhora Aparecida

Evento religioso é considerada o segundo maior do país em homenagem à padroeira do Brasil

Por
· 5 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O próximo domingo (8), será um dia de profunda devoção em Passo Fundo. São esperados cerca de 150 mil fiéis na 42ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida. O evento religioso é considerado o segundo maior do país em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. A programação segue no dia 12, com uma série de eventos destinados especialmente para crianças e jovens.

 

Novo Monumento Altar

Um dos aspectos mais importantes dos preparativos para esta edição é a conclusão da reforma do Altar Monumento no Santuário de Nossa Senhora Aparecida. O altar é o local onde a imagem da Santa permanece ao longo de todo o ano. A equipe responsável pela organização do evento está empenhada em garantir que esteja completamente pronto para receber os milhares de romeiros e romeiras que visitarão o Santuário durante os dias 8 e 12, bem como nos dias seguintes.

 "A reforma visa aprimorar tanto a estética quanto a acessibilidade deste espaço, tornando-o mais adequado para os fiéis que desejam se aproximar da imagem de Nossa Senhora Aparecida", afirma o  reitor do seminário, padre Eberson Fontana.

 

Nos dias da Romaria, o fluxo de devotos é intenso, e muitos deles têm o costume de tocar na imagem da Santa.

 

As principais alterações envolvem a substituição do telhado existente, buscando valorizar o monumento e adequando à forma já construída; substituição das escadas por rampas de acessibilidade, permitindo o acesso de todas as pessoas; substituição de revestimentos e pinturas; melhorias na iluminação e infraestrutura para cabeamento de energia e som; demolição das arquibancadas, reestruturação da secretaria; Instalação de SPDA (Sistema de Proteção a Descargas Atmosféricas), substituição do portão de acesso à Capela e, por fim, a instalação de nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 

O grande impacto da obra será, justamente, a maior acessibilidade das pessoas ao Santuário e à imagem de Aparecida. A responsável técnica da obra, a arquiteta Maria Inês Bolson Lunardini explica que o projeto foi baseado no histórico do aparecimento de Nossa Senhora aos pescadores e pensando, especialmente, em proporcionar que todos tenham acesso à imagem, com maior proximidade, uma das solicitações da Arquidiocese de Passo Fundo. “Desde o início do projeto, estes dois itens [acessibilidade e proximidade] foram a grande preocupação da administração da arquidiocese”, inicia a arquiteta e explica, ainda, que as adequações também envolveram os materiais utilizados que proporcionam maior segurança para que frequenta o Santuário.

 

Em ritmo acelerado, a reforma está na sua fase final. “O objetivo da obra é adequar o espaço para acesso aos fiéis peregrinos, proporcionando maior conforto e maior visibilidade à imagem. É o lugar da presença de Deus, um lugar sagrado, para o qual afluem um grande número de pessoas, por motivo de devoção e piedade. Neste Santuário, em especial, a imagem de Nossa Senhora Aparecida revela a fé desta comunidade e é por isso que ela ganhará mais destaque”, encerra a arquiteta.

 

 

 

 

Organização

Os preparativos para a Romaria vão além da reforma física. A organização é uma tarefa coletiva e envolve inúmeras equipes trabalhando nos bastidores.

 "É difícil determinar o número exato de pessoas envolvidas, pois inclui desde aqueles que não estão visíveis no dia-a-dia até voluntários que se unem ao longo dos dias de trabalho. A constante chegada de novos voluntários para oferecer ajuda tem sido surpreendente, demonstrando o apoio e engajamento da comunidade" afirma o padre. Recentemente, um pequeno mutirão também foi realizado para organizar o espaço do evento, garantindo que tudo esteja em perfeitas condições para receber os fiéis.

Embora a estimativa de participação seja de aproximadamente 150 mil pessoas ao longo dos dias de Romaria, esse número pode variar dependendo das condições climáticas. O evento terá início no dia 8 com uma missa na Catedral às 7 horas da manhã, seguida pela procissão. Às 10 horas, está prevista a missa no Santuário, que incluirá a benção do novo espaço. Uma novidade aguarda os devotos: uma nova imagem fac-símile, que possui o mesmo tamanho e modelo da imagem original encontrada em 1717, nas águas do rio Paraíba do Sul. Essa imagem representa o início da devoção à Padroeira do Brasil e será uma parte significativa das celebrações.

Participação da Juventude

Neste ano de 2023, diferentemente dos demais, os jovens do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) participarão da Romaria em vários momentos. No dia 08, além de as paróquias serem motivadas a participar da procissão em honra à Nossa Senhora Aparecida, também haverá a participação de alguns jovens para a venda de fichas no Seminário, auxiliando, assim, de forma mais ativa na organização do evento.

“Além disso, esse ano nosso estimado bispo, Dom Rodolfo, promoveu a ideia de fomentarmos a integração dos movimentos jovens da nossa Arquidiocese”, afirma Vitória Dornelles, presidente do Curso de Liderança Juvenil (CLJ).

“Sendo assim, no dia 12 de outubro, às 18h, estaremos iniciando a celebração eucarística que dará início à integração. Após a celebração, refletiremos o terço de uma forma ativa, com reflexões objetivas e organizadas em temáticas jovens, que servirão para auxiliar o nosso conhecimento e a nossa caminhada como cristãos”, complementa.

42ª Romaria de Aparecida

“Com Maria seguimos Jesus, o Pão da Vida!”. Este é o lema da 42ª Romaria Arquidiocesana de Nossa Senhora Aparecida que acontece, neste ano, no dia 08 de outubro. Ao todo, a procissão percorre sete quilômetros – sempre com a saída em frente à Catedral de Passo Fundo e chegada no Santuário, com uma missa campal. A Romaria é considerada a segunda maior do país em homenagem à Nossa Senhora Aparecida e há mais de 40 anos reúne milhares de devotos não apenas da região, mas que se deslocam de outros estados para celebrar a história e a intercessão de Aparecida.

 

 

PROGRAMAÇÃO


08 de outubro | Romaria Arquidiocesana

07h: Missa na Catedral e no Santuário

08h: Saída da procissão em frente à Catedral

10h30min: Missa Campal no Santuário

12h: Almoço

13h15min: Terço Vocacional

14h: Bênção do Santíssimo Sacramento

16h: Missa no Santuário

 

12 de outubro | Dia de Nossa Senhora

08h: Missa no Santuário

10h: Missa no Santuário

14h: Missa no Santuário

16h: Missa e Romaria da Criança

18h: Missa dos Jovens

 

__

Contatos

Assessoria de Imprensa da Romaria

Sammara Garbelotto (woow! Comunicação Criativa)

(54) 99951-1197

Reitor do Santuário Arquidiocesano

Pe. Eberson Fontana

(54) 99650-3846

(54) 3314-6076

Coleurb coloca ônibus extras

Para atender os romeiros na volta do Santuário, a Coleurb disponibilizará ônibus extras que farão o trajeto do Seminário para o Centro, na Praça Tochetto. Durante a procissão, programada para ocorrer até as 10h, os ônibus sairão da RS 153 – em frente ao Seminário –, acessando a RS 324, Avenida Brasil, Rua Pedro Culman, Luiz Lângaro, Rua Livramento, Vitória Consorte, Paissandu, Rua Fagundes dos Reis, retornando pela Escola Protásio Alves, para voltar ao Santuário.

 

A Coleurb salienta aos participantes que tenham tranquilidade e respeitem a fila dos ônibus no Seminário. A empresa contará com uma equipe para orientar e organizar a demanda de passageiros para a utilização do transporte no local.

 

Para mais informações, o passageiro pode entrar em contato com o Coleurb Responde pelo número (54) 3311-1322, para ligações e mensagens WhastApp ou pelo 0800.510.4699

 

Linhas terão alteração no itinerário

Devido à interrupção do trânsito na Avenida Brasil, as linhas terão mudanças em seus itinerários durante o evento. Da mesma forma, também ocorrerão modificações em alguns pontos de embarque e desembarque.

 

Não será permitido embarque (com exceção de cadeirantes) das linhas habituais em frente ao Seminário e em nenhuma parada existente até o trevo, no sentido Seminário para o Centro. A partir das 10h, Avenida Brasil deverá ser liberada, e os itinerários voltam a operar normalmente. 


Gostou? Compartilhe