Eclipse solar será visível em todo o país

Na região sul, fenômeno será parcial, com menos de 20% do disco solar encoberto

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Brasil poderá acompanhar, na tarde deste sábado, o eclipse solar. O fenômeno, que ocorre quando a lua se alinha entre a terra e o sol, deve ocorrer por volta as 15h, chegando ao seu ápice às 16h45, durando em torno de 4 minutos. 

Segundo o Coordenador do curso de física da Universidade de Passo Fundo (UPF), Alisson Cristian Giacomelli, o eclipse será mais visível em regiões do norte e nordeste do Brasil. No Rio Grande do Sul ocorrerá apenas de maneira parcial. 

Há quase 30 anos o Brasil não via um eclipse solar anular. O último, observado pelos passo-fundenses, ocorreu em 24 de abril de 1995.

"Aqui na região Sul do país o eclipse não vai ser total. Poderá ser observado desde que o céu esteja limpo, mas vai acontecer de forma parcial. Menos de 20% do disco solar será encoberto pela lua, o que resulta em uma redução parcial da luminosidade, mas não a ponto de simular a noite em pleno dia. Isso acontece porque a lua é consideravelmente menor que a Terra, então, a área em que o eclipse será total está mais restrita nestas regiões do globo terrestre ” explicou Giacomelli.

Cuidados para observar o fenômeno

O coordenador ressalta a importância de tomar precauções ao observar um eclipse solar. Olhar diretamente para o sol a olho nu pode causar danos irreversíveis à visão. 

“Durante o eclipse, o risco de olhar diretamente para o sol se agrava. O uso de equipamentos apropriados é essencial, como óculos especiais para eclipse solar”. Outra alternativa mais viável são os vidros de máscara de solda com fator de proteção 13 ou superior, eles também servem como proteção desde que se olhe através do vidro.

Gostou? Compartilhe