FEIRA DO LIVRO “Através da leitura a gente viaja, eu viajo, entro na história e isso é muito bom”

Contação de histórias, saraus, bate-papo com autores, sessões de autógrafos e apresentações artísticas integram a programação da 35ª Feira do Livro de Passo Fundo

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 “Eu gosto de livros, de leitura, sempre que posso nos intervalos e horários de folga estou lendo. Gosto muito de livros espíritas, de livros que falam sobre ervas, chás, coisas de saúde. Eu acho muito importante a realização de feira porque instiga as pessoas a buscarem a leitura, o conhecimento é muito importante, através da leitura a gente viaja, eu viajo, entro na história e isso é muito bom”, conta a técnica de enfermagem Lisiane Colavin que estava presente no primeiro dia da 35ª Feira do Livro de Passo Fundo, aberta no domingo. A também chamada de “Festa das Letras” ocorre até o próximo domingo, 22 de outubro, das 9h às 21h, no Espaço Roseli Doleski Preto.

Outro leitor, Nicolas Rodrigues, relata que é estudante do curso de Psicologia e que aproveitou a feira para buscar algumas obras sobre a sua área de atuação. “Como estou cursando Psicologia agora busquei livros sobre o assunto, peguei um sobre Freud e sobre métodos de pesquisa também”, disse.

Além de uma intensa programação cultural, a Feira do Livro conta com a participação de 10 livreiros que comercializam obras sobre diferentes assuntos. “É a primeira vez que a gente participa, nossa loja é nova em Passo Fundo, vendemos livros e brinquedos educativos. A gente veio com uma expectativa bem boa, já que é a nossa primeira vez E com base já nesse primeiro dia tivemos um movimento muito bom e a gente espera que seja até o final”, diz a livreira Ana Caroline Gobbi.

Livros interativos são uma das principais buscas das crianças que participam da feira, além de obras de autoajuda e de cunho religioso. “A nossa livraria pertence ao ‘Centro Espírita Dias Da Cruz’ e a gente participa da feira há muitos anos. Nossa expectativa é bastante grande, fazia tempo que não acontecia a feira e vimos um bom fluxo de pessoas à procura dos livros e acho que esse incentivo à sede de leitura das crianças pelo livro é muito importante”, destacou a coordenadora da livraria Zirlei Bueno Capélaro.

Feira acontece no “coração de Passo Fundo”

Localizada no Espaço Roseli Doleski Preto, na área central, a Feira oportuniza que a comunidade visite um local histórico do município. “A revitalização dos espaços públicos que proporciona isso, quando a gente faz investimentos revitalizando espaços históricos, culturais como esse que está recebendo ainda muitos investimentos iniciou lá atrás com a Arena do Instituto Histórico, com a revitalização do Teatro Municipal e agora a reforma do nosso Museu que está ocorrendo, desperta a curiosidade da nossa comunidade para conhecer ainda mais esses lugares que não habitualmente tão frequentados no dia a dia. Então trazer a feira aqui para dentro foi estratégico, poucos municípios do Brasil tem tanta história e prédios tão simbólicos para sua construção de Passo Fundo, então isso é um incentivo para que as pessoas conheçam ainda mais esses lugares”, disse o prefeito de Pedro Almeida.

17 mil alunos poderão comprar livros durante a Feira

Por meio de um programa da Prefeitura Municipal, os estudantes das Escolas Municipais receberam um “cheque livro” no valor de R$40,00 para a compra de livro durante a realização da 35ª Feira.

De acordo com a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, essa é uma grande iniciativa do poder público incentivando a leitura e o conhecimento para as crianças do município. “É muito bonito ver as crianças encantadas desfilando as suas sacolinhas, esse é o grande presente que essa feira nos trás, um lugar novo, um momento novo, em um espaço cultural com esse fomento de Cidade Educadora que colocou concretamente valor de R$40,00 para que cada criança, dos 17 mil alunos da rede municipal, para que possam vir à feira com a possibilidade de escolher e levar para casa um livro”, disse.

Miriê também destacou a localização da Feira como um incentivo a comunidade. “É uma feira do Livro que a gente sente a vibração de ser nesse espaço de cultura onde nós temos o Teatro Municipal, o Museu Histórico Regional, a Academia Passo-Fundense de Letras, Biblioteca Pública Municipal, Instituto Histórico, a Arena do Instituto Histórico, então isso já um ambiente de cultura e quando a gente trás para cá uma Feira do Livro, um Festival da Leitura, nós estamos realmente trazendo também essa parte importante da nossa Passo Fundo, Capital Nacional de Literatura para dentro esse espaço, compondo esse movimento tão importante que é sua ligação com o livro e a leitura”, finalizou.

 Show

O show de abertura da Feira do Livro, ficou por conta do passo-fundense Alegre Corrêa. Acompanhado dos cantores, Dudu Fileti, de Santa Catarina, e Luna Paz, do Chile, Alegre mesclou musicas autorais com clássicos latinos e da Música Popular Brasileira.


Confira a programação da 35ª Feira do Livro

Terça-feira (17)

9h: abertura dos estandes dos livreiros

9h: apresentação do Grupo de Percussão UPF (Arena Instituto Histórico)

9h: contação de histórias, com releitura de conto de fadas (Biblioteca Municipal)

9h30min: projeto “Doadores do Amanhã” e lançamento de e-books (APLetras)

10h: brincadeiras literárias: jogos de mesa (Biblioteca Municipal)

10h: bate-papo “Recontando histórias nunca contadas”, com José Roberto Torero (Arena Instituto Histórico)

10h: visitação mediada à exposição “Clube Amor à Instrução: acervo e legado” e ao Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF)

11h: bate-papo “Literatura e Contemporaneidade”, com Tobias Carvalho

14h: contação de histórias, com releitura de conto de fadas (Biblioteca Municipal)

14h: contação de história “Ari Areia Um grãozinho Apaixonado”, com Mara Cavalheiro (Arena Instituto Histórico)

15h: brincadeiras literárias: jogos de mesa (Biblioteca Municipal)

15h: bate-papo “Recontando histórias nunca contadas, com José Roberto Torero (Arena Instituto Histórico)

16h: autor presente: Giancarlo Camargo, com “Poesias de Cantar Histórias” (Arena Instituto Histórico)

18h: Quarteto Instrumental com Musiclass (Arena Instituto Histórico)

18h: lançamento de livros e sessão de autógrafos (APLetras)

18h30min: painel Conversando sobre "O fundador do Partenon Literário: Apolinário Porto Alegre e sua obra multifacetada", com Rafael Bàn Jacobsen, da Academia Rio-Grandense de Letras (IHPF)

19h: palestra “Travessia da Amazônia — Uma Experiência”, com Airton Ortiz, presidente da Academia Rio-Grandense de Letras (APLetras)

19h: “O futuro da ilustração”, um debate entre artistas locais (Arena Instituto Histórico)

19h30min: Vocalização do texto poético, com Laércio Fernandes e lançamento do livro “Amor: encantos e desencontros” (Teatro Múcio de Castro)

20h: bate-papo sobre a produção do quadrinho "A Filha do Homem", com João Azeitona (Arena Instituto Histórico)

21h: encerramento da feira

 

Gostou? Compartilhe