Pelo menos 30% das ocorrências registradas na Delegacia da Criança e Adolescente de Passo Fundo (DPCA), são denúncias de violações contra idosos. O crime de estelionato lidera a lista dos boletins, seguido por crime contra o patrimônio e maus tratos. Por outro lado, o cartório do idoso, inaugurado em outubro de 2021 vinculado à DPCA, conta somente com um inspetor para das prosseguimento às investigações.
Segundo o delegado Mário Pezzi, responsável pela delegacia, mais de 800 casos de estelionato e 50 casos de maus tratos estão em processo de investigação no município de Passo Fundo. ¨Priorizamos os casos de maus tratos, mas o volume de demanda que está sob atuação do cartório do idoso é muito grande e, simplesmente, não há como dar conta” relata Pezzi.
Para reveter este quadro, representantes de entidades relacionadas ao idoso, iniciaram o debate para instalação de uma Delegacia do Idoso em Passo Fundo. Um dos defensores do projeto, é o presidente da Associação Beneficente dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Passo Fundo e Região (ABAPPAF), Pedro Daneli.
“Recebemos várias queixas de maus tratos e crimes financeiros envolvendo idosos. Por isso, pleiteamos a criação de uma Delegacia do Idoso na cidade, para ser um local de referência para esse público ", relata.
Moção de apoio
Segundo Daneli, na maioria dos casos, as vítimas levam suas queixas até a associação, que os orienta a buscar os órgãos responsáveis, mas muitos acabam sendo encaminhados para lugares diferentes e voltam para a associação sem ter o problema resolvido.
Para Renata Cerutti, advogada responsável pelos atendimentos jurídicos consultivos realizados gratuitamente na ABAPPAF, os dados trazidos pela Polícia Civil no atendimento realizado no Cartório do Idoso, pertencente à Delegacia da Criança e do Adolescente, confirmam a alta demanda em ocorrências contra idosos e urgência na criação da delegacia especializada.
“É mais que urgente a instalação da delegacia do Idoso em Passo Fundo. Os dados demográficos apontam que o setor da população atingida pelo problema só cresce. Na terra do conto do bilhete, isso é um verdadeiro parque de diversão para criminosos. O poder público tem que criar a estrutura necessária ao atendimento da população vulnerável pela própria condição imposta pelo processo natural de envelhecimento” pontua.
Ações
No dia 28 de setembro foi realizado o 1º Seminário Regional com o tema “Um olhar para a pessoa idosa”, com a presença de mais de 300 idosos. Na ocasião foi aprovado, com unanimidade, a moção de apoio à instalação da delegacia do idoso.
Para Pedro Danieli, presidente da associação, e a assistente social responsável, Marcela Duarte, o movimento iniciado pela Associação tem por objetivo dar voz à população atingida e mostrar ao poder público a necessidade e a urgência de atenção prioritária.
Na tarde de ontem a advogada da Associação, Renata Cerutti e o vereador Saul Spinelli formalizaram a entrega da moção de apoio à criação da Delegacia do idoso aprovada no seminário ao Delegado Regional Adroaldo Shenkel, momento em que foi destaque o movimento social iniciado pela Associação dos Aposentados.