A Azul Linhas Aéreas coloca uma nova aeronave nas operações para Passo Fundo. É o Airbus A320 Neo, que amplia a oferta por etapa para 174 assentos. O primeiro voo com destino ao Aeroporto Lauro Kortz com o modelo europeu foi realizado em 29 de setembro, quando a aeronave com prefixo PR-YYF pousou às 10h58. O retorno a Campinas (Viracopos) foi em seguida, às 11h55. Desde então, a Azul vem alternando os voos para Passo Fundo entre dois modelos: o Airbus 320 e o Embraer 195. Isso significa um aumento em 56 assentos disponíveis por etapa. O E195 da empresa tem configuração para operar com 118 passageiros, enquanto o 320 disponibiliza 174 lugares.
Ocupação
A utilização de uma aeronave maior está ligada diretamente à boa ocupação dos voos da empresa tendo como destino/origem Passo Fundo. Ontem (19) e quarta-feira (18) a ocupação para Viracopos atingiu 100% e o avião decolou lotado de Passo Fundo. Ainda no primeiro semestre deste ano, a programação da malha da empresa previa, a partir de 07 de agosto, as operações em Passo Fundo com a versão mais moderna do Embraer, conhecida como E-2, para 136 passageiros. Questões operacionais e de disponibilização de malha fizeram com que a vinda do E2 fosse temporariamente suspensa. Assim, diante da necessidade de ofertar mais assentos, a Azul começou a voar para o Lauro Kortz com o Airbus.
Florianópolis
O A320 Neo estreou ontem, 19, na ligação de Passo Fundo com o litoral de Santa Catarina, através do Aeroporto Hercílio Luz. Os voos de ida e volta são realizados às quintas-feiras e aos domingos. Para viabilizar esse voo, o avião inicia a jornada em Campinas, desce em Passo Fundo e depois segue a Florianópolis. Refaz os trechos em sentido inverso e finaliza a operação retornando a Viracopos. Esse voo teve início em 02 de julho, agora como frequência anual, pois, antes, a Azul Linhas Aéreas operou a rota em forma sazonal somente no pico da temporada de verão.
Porto Alegre
O voo entre Passo Fundo e a capital do estado é o sonho dos passo-fundenses. Em junho, questionado por O Nacional sobre a ligação com Porto Alegre, o gerente de malha da Azul Linhas Aéreas, Vitor Cordeiro Silva, disse que “temos estudos em relação a isso”. Mesmo com boa ocupação e excelente potencial econômico, a empresa cancelou o trecho que era feito com o turboélice ART-72. De acordo com Vitor, “na época havia restrições para operações noturnas, mas os nevoeiros foram responsáveis por provocar o cancelamento”. Mesmo depois das melhorias realizadas no aeroporto, para ele ainda é necessário melhorar a operacionalidade. Não falou em datas, mas disse que o retorno da ligação poderá ocorrer “inicialmente” com o turboélice ATR.