A 8ª edição do Café com Emprego acontece nesta quarta-feira (25). A feira de oportunidades de trabalho será realizada no Clube Comercial, das 8h às 14h. No local, uma equipe da Prefeitura auxiliará na confecção de currículos.
A nova edição traz uma novidade: das 950 vagas disponibilizadas, 100 serão para pessoas com mais de 50 anos. As outras vagas ofertadas no evento abrangem desde o jovem aprendiz, PCDs, imigrantes, em todos os segmentos.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, o programa Café com Emprego, realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, já ajudou mais de 1 mil pessoas a conseguirem emprego no município. “Nesta edição estamos trazendo uma novidade, as vagas específicas para pessoas com mais de 50 anos, que se justificam pela divulgação de estudos onde esta parcela da população ocupará metade da força de trabalho em duas décadas”, aponta o secretário.
De acordo com dados da Prefeitura, somente em 2021, existiam 2,7 mil pessoas a partir de 60 anos empregadas em Passo Fundo, distribuídas nos setores de serviços, indústria e comércio. Conforme a Secretaria de Desenvolvimento do município, estudos indicam que 57% da força de trabalho em 2040 terá mais de 45 anos, o que justifica oferecer um programa que direciona esse público para vagas adequadas.
Projeto Negócios da Maturidade
O Programa é iniciativa do UPF Parque e Prefeitura e será lançado nesta edição do Café com Emprego. A ação terá como propósito facilitar a inserção de indivíduos com mais de 50 anos no mercado de trabalho residentes no município.
O UPF Parque, desenvolvedor do projeto, e a Universidade de Passo Fundo, ofertarão cursos e treinamentos in company para potencializar as oportunidades de emprego, que podem ser realizadas diretamente nas empresas interessadas. A fase inicial do projeto terá duração de seis meses, e pretende incluir mais pessoas no mercado de trabalho do município.
Nesta 8ª edição do Café com Emprego haverá um espaço separado para receber as inscrições dos interessados nas vagas acima de 50 anos. As empresas que já participam do café com emprego destinaram entre as suas vagas, aquelas exclusivas a este público.
“Entendemos que quando uma pessoa com mais de 50 anos disputa uma vaga que a empresa abre de 18 anos para mais, ela acaba muitas vezes não se inscrevendo pois entende que não pode competir com os mais jovens” explica Téo Foresti Girardi é diretora do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Passo Fundo (UPF).
A partir da inscrição e contratação na empresa o Projeto Negócios da Maturidade oferecerá cursos de qualificação e capacitação para este público acima de 50 anos. Entre os cursos oferecidos estão o aprimoramento de habilidades em tecnologias digitais.
Serviço
O que: 7º Café com Emprego
Quando: quarta-feira, 25 de outubro
Onde: Clube Comercial (Av. Brasil Oeste, 373 — Passo Fundo, RS)
Horário: 8h às 14h