Escola das Profissões da Prefeitura é reconhecida com o Prêmio Boas Práticas da Famurs

Prefeito Pedro recebeu o troféu que valoriza os melhores projetos do Estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma das marcas da gestão do prefeito Pedro Almeida, o programa Escola das Profissões foi premiado na noite desta quarta-feira (22), em Nova Petrópolis, durante o 5° Prêmio Boas Práticas, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul - Famurs. A iniciativa recebeu o segundo lugar na categoria de Desenvolvimento Econômico e Desburocratização. 

A Escola das Profissões foi criada em 2022 para dar oportunidades de qualificação às pessoas que já estão ou que pretendem ingressar no mercado de trabalho. Em um ano, mais de duas mil pessoas foram diplomadas e cerca de 500 encaminhadas para vagas de emprego. O programa dialoga com outra importante iniciativa do Município: o Café com Emprego. Juntas, criam ferramentas potentes para dar oportunidade e melhorar a vida de quem mora em Passo Fundo.

“Através da Escola das Profissões, damos oportunidade a jovens, adultos e idosos, para que consigam uma colocação no mercado. Apostamos neste programa para qualificar as pessoas e conseguir atender a demanda do mercado por profissionais. O Café com Emprego demonstra a cada edição que há vagas, o que precisamos é seguir apostando na qualificação”, afirmou o prefeito Pedro Almeida. 

Articulada em três eixos, a Escola das Profissões trabalha os profissionais do futuro, desenvolvendo nos alunos da rede municipal habilidades fundamentais para o século XXI como design de games, internet das coisas, métodos ágeis e aprendizagem de idiomas, dentre eles, mandarim. “Para além dos conteúdos curriculares, o mundo precisa de profissionais capazes de resolver problemas de forma criativa e inovadora.. No eixo 1 da Escola das Profissões, os alunos desenvolvem competências no desenvolvimento de tecnologias portadoras de futuro”, observou o secretário municipal de Educação, Adriano Canabarro Teixeira. 

No segundo eixo, o programa está focado no comércio e nos serviços, oferecendo mais de 40 cursos nas áreas de assistente administrativo, recursos humanos, logística, cuidador de idosos, corte e costura, informática básica e manicure e pedicure. O terceiro eixo da Escola das Profissões é uma parceria do Município com o Senai e está focado na formação para a indústria. Também oferece cursos no segmento de transporte, em uma parceria com o Sest/Senat. “Construímos junto com o Senai mais de 10 cursos voltados para a indústria metalmecânica, da construção civil e têxtil. Os cursos profissionalizantes beneficiam pessoas que estavam fora do mercado de trabalho e outras que estavam trabalhando, mas gostariam de se qualificar para conseguir melhores posições dentro das indústrias em que estavam”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira.  

Mais informações sobre os cursos da Escola das Profissões podem ser acessadas em www.pmpf.rs.gov.br.

Gostou? Compartilhe