Com a proximidade de mais um Natal e Ano Novo chegando, o tradicional clima natalino contagia grande parte da população que busca presentear amigos e familiares, comprar algo novo para casa ou mesmo realizar uma decoração especial, dando um toque de magia ao período.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Passo Fundo (CDL), Fernando De Carli, os empresários já estão preparados para a grande demanda por produtos neste fim de ano. “Entrando em dezembro estamos preparados para atender todos os clientes, para isso estamos preparando novas oportunidades, estratégias, que ofereçam uma experiência diferenciada e eficiente para atender o cliente”, disse.
Conforme De Carli, os lojistas se preparam muito tempo antes, garantindo estoques cheios para ofertar os melhores produtos. “Trabalhando com estoques cheios, medidas proativas para que possamos garantir bom atendimento, variedade de produtos e condição especial de pagamento. A CDL acredita que a maior parte dos pagamentos será feitos por cartão de crédito, mas também nossos empresários locais possuem várias facilidades e crediários próprios que dão condições especiais para os clientes”, disse.
Retomada pós-pandemia
Conforme o empresário, Jason Xiao, que comercializa produtos de decoração e brinquedos, após a pandemia, as pessoas buscaram comemorar mais a data. “As empresas vêm comprar bem antes, porque perto do Natal os preços aumentam, com o Natal chegando vende bastante brinquedos infantil, pinheiros e decorações para casa. Estão procurando bem mais após a pandemia e deu uma aumentada sim na procura”, disse.
CDL projeta aumento de 5% nas vendas
Outra medida dos lojistas é estender o horário do comércio, possibilitando que o consumidor possa fazer suas compras com calma após o horário normal de trabalho. Além disso, a CDL tem a expectativa de aumento das vendas. “Nós estamos projetando um aumento de 5% em relação ao ano passado, temos agora também aproveitando uma injeção do valor do 13º salário que até 30 de novembro tem de ser efetuada a 1ª parcela e até 20 de dezembro a 2ª parcela, então com certeza ejeta um bom valor na economia e que devemos estar usando parte desse valor nas compras de fim de ano”, disse.
Expectativa de boas vendas
O presidente do Sindilojas, Carlos Alberto Damiani, afirma que a expectativa é de boas vendas. “A expectativa é sempre de melhorar, talvez não seja um aumento tão expressivo, porque tivemos tanta coisa nesse ano, como política, chuvarada, isso aí, acredito, deve atrapalhar um pouco. Mas a expectativa é que aconteça um aumento nas vendas. Com bons preços e pagamentos de forma parcelada é uma maneira de aumentar as vendas, a venda a prazo ajuda o consumidor”, pontua.
Aparelhos de TV e celulares
Segundo o gerente da loja Magazine Luiza, Renato Tonello, a procura por televisores e celulares vem aumentando. “Natal é sempre uma data importante para o comércio, as expectativas são as melhores, embora venhamos de um ano que não foi fácil, mas fim de ano o clima de Natal favorece as vendas. As pessoas buscam linha de salas, estofados, parte de televisores e celulares. Em novembro, no Black, a gente conseguiu igualar a meta de venda do ano passado, vamos pensar que dezembro também que consigamos vender um pouco mais”, disse.
Tendência das vendas
Segundo De Carli, com base nos anos anteriores existe uma grande tendência de compras no setor de supermercados. “ Mas também tem a parte de eletrônicos, eletrodomésticos, presentes para as crianças. Estamos percebendo uma mudança de comportamento também de pessoas em busca de presentes como jantares, viagens e passeios, que tem tido uma crescente procura na nossa cidade, porém, a busca pelo espírito natalino é uma experiência que se percebe na comunidade como um todo e esse resgate, nossa cidade está vestida de luzes, ornamentos, manifestações de calor humano, onde o objetivo é coletivo, onde buscamos mergulhar na magia que traz o natal, encontros entre familiares, amigos, passeios a noite, aquele sentimento de quando éramos crianças, para um natal repleto de emoções e lembranças”, comenta.
Comércio local
Mesmo que muitas pessoas busquem comprar produtos pela internet, grande parte da população busca o comércio local pela facilidade de sair da loja com o seu produto, além de atendimento personalizado pelos vendedores locais. “Incentivamos os consumidores a explorarem as nossas ofertas locais que assim estarão apoiando os negócios da nossa região, fortalecendo nossa economia e com suas escolhas de compra que não esqueçam esse verdadeiro significado que é o natal, celebração de vida, generosidade que reside no coração de cada um. A CDL se esforçou bastante para fazer parte da iluminação de natal no centro da cidade, na Praça da Cuia e convidamos que a comunidade prestigie resgatando esse verdadeiro espírito de natal, onde buscamos paz, alegria e felicidades”, finalizou.