Com o intuito de celebrar o espírito natalino, o Lar da Vovó promove a 3ª edição da campanha "Natal Feliz e Solidário". Para divulgar a iniciativa, foi realizado um ensaio voluntário feito pela fotógrafa Albertina Morais. Nas imagens, com temática natalina, as vovós seguram um quadro com seu nome escrito e o presente desejado para este natal. Os pedidos variam entre roupas, como blusas, vestidos, pijamas, além de calçados, ou maquiagens e bonecas.
“Podem ser pedidos simples, mas para elas fazem toda a diferença”, explica Soeli Goulart, presidente do Lar da Vovó em Passo Fundo, e completa “Visitas também são muito bem vindas, elas ficam muito felizes, é importante ter estas demonstrações de carinho”.
O Natal feliz e solidário existe desde o ano de 2020, explica Felipe Spuldaro, assistente social do Lar da Vovó. “Com esta ação, a entidade tem o objetivo de trazer carinho e empatia para os idosos. “Sabemos também da importância da ligação entre a família e idoso e no fortalecimento dos vínculos, trazendo memórias e tradições. O Lar da Vovó quer proporcionar essa união” completa.
Como participar
Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o Lar da Vovó, para ver os pedidos de presentes, além das sugestões de outras doações, tanto para o lar como para as vovós.
Para realizar a doação, o presente deve ser levado diretamente no Lar da Vovó até o dia 22 de dezembro. A instituição fica na Rua Dona Elisa, 478, na Vila Fátima. O agendamento ocorre pelo telefone (54) 3254-0278.
O "Natal Feliz e Solidário" também tem apoio do Interact de Passo Fundo, organização voluntária ligada ao Rotary, que está com um ponto de doação na Rua Bento Gonçalves, 349. Neste caso, os presentes devem ser entregues até o dia 18 de dezembro.
Além dos presentes, o Lar da Vovó também aceita doações para a sua confraternização de natal que acontecerá no dia 22 de dezembro. A contribuição pode ser de pratos doces ou salgados ou de outros tipos de alimentos.
Ajude o Lar da Vovó
O Lar da Vovó é mantido pela Igreja Metodista e recebe apoio financeiro da prefeitura através de um convênio. Com uma equipe de 15 profissionais multidisciplinares, a instituição é responsável por cuidar de 27 idosas, oferecendo seis refeições diárias e suporte integral.
Algumas das vovós não têm família e estão em situação de vulnerabilidade, enquanto outras recebem visitas de parentes que ajudam a contribuir para o funcionamento da instituição.
Para manter as atividades, as despesas mensais são de aproximadamente R$ 70 mi. Por isso, todas as doações são essenciais, independentemente da época do ano. Doações de Itens como leite, açúcar, café, bolachas e frutas maçã e mamão são bem -vindas e de produtos de higiene, como shampoo, talco e desodorante.
Estragos
O Lar da Vovó também foi afetado pelas fortes chuvas de 2023, precisando de doações para a reforma do prédio e telhado. A entidade recebe contribuições em dinheiro, materiais ou mão de obra para a restauração.