Há 17 anos, o simbólico ato de abrir as janelas faz com que o espírito natalino resplandeça diante dos olhos dos passo-fundenses. Afinal, convidados a partilhar a singular sensibilidade que somente a data comemorativa propicia, eles tradicionalmente se colocam defronte à edificação histórica do Colégio Notre Dame, a fim de prestigiar o maior espetáculo do norte gaúcho em ode ao nascimento do Deus menino.
Neste sábado (09), tal ritual deve repetir-se, marcando o encerramento da Cantata Natalina que ainda celebra a trajetória secular da instituição de ensino e, igualmente, da presença religiosa que, em diferentes municípios do Rio Grande do Sul e nas distintas regiões do País, edificou uma obra educacional e evangelizadora comprometida com o testemunho da bondade divina em terras brasileiras.
Norteado pelo tema “Natal nas Janelas do Tempo: louvor, bênção e prosperidade”, o apresento também convida, ao impelir à contemplação das coreografias, das encenações e da musicalidade, bem como das cores e das luzes, a vasculhar lembranças e vivenciar virtudes que se perpetuam pelo tempo, despertando os sentimentos inerentes à passagem do Natal, tais como o contentamento e a empatia, o amor e a generosidade.
Para tanto, conta com o empenho de diferentes partícipes das comunidades educativas Notre Dame, conforme destaca o coordenador artístico do show, Vanderlan Lima. “Tal participação é fundamental para que se encene o nascimento do filho de Deus”, enfatiza, afirmando que as apresentações também fortalecem os vínculos construídos no dia a dia escolar e agradecendo os estudantes e suas famílias, além dos educadores Notre Dame, que propiciam a continuidade do espetáculo.
Entre eles, está a estudante Mariana Gosch, que integra o corpo artístico do evento desde 2010 e, neste ano, despede-se dos papéis interpretados. “Esse momento é uma memória que desejo lembrar longamente, com muita gratidão, nas proximidades do Natal”, exalta a concluinte do Ensino Médio.
Alterações no trânsito para a realização do espetáculo
Para que o show seja protagonizado, o trânsito de veículos pela Avenida Brasil, nas imediações do Colégio Notre Dame, será totalmente interrompido das 18 horas às 22h30min de sábado (09).