Prefeitura homenageia mais de 250 integrantes do PAC

Programa desenvolve ações de atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social

Por
· 1 min de leitura
Foto: Michel SanderiFoto: Michel Sanderi
Foto: Michel Sanderi
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Programa Apoiar e Comprometer, PAC, vinculado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo, atende atualmente mais de 250 famílias. Os integrantes do programa foram homenageados pelo Município nesta quarta-feira, com a entrega de certificados e uma confraternização.

Conforme o Secretário de Cidadania e Assistência Social, Rafael Bortoluzzi, o PAC incentiva a participação comunitária buscando o fortalecimento das comunidades para a superação de suas dificuldades através da disponibilização de cursos e oficinas de capacitação profissional e ainda desencadeia um processo de tomada de consciência do participante quanto às dificuldades e potencialidades de sua comunidade e sua corresponsabilidade para o desenvolvimento. “O PAC não é uma mão de obra, é um programa social em que eles prestam um serviço, em troca dos benefícios que estão recebendo, então, temos que emancipar, temos que fazer essa pessoa caminhar com as próprias pernas e não dependerem do poder público”, afirmou o secretário.

O Prefeito Pedro Almeida ressaltou a oportunidade que é dada às pessoas através do programa. “O PAC é um apoio à pessoa que está em situação de recuperação ou se preparando para depois entrar no mercado de trabalho. Possibilitamos que os participantes façam os cursos oferecidos pelo Poder Público, utilizem os serviços oferecidos pela Prefeitura e consigam um trabalhando com carteira assinada. Em 2024, teremos novidades no PAC, pois conseguimos aprovar a lei que vai nos possibilitar a contratação de mais pessoas para fazer esse trabalho, além do pagamento da sacola econômica e do vale-alimentação em dinheiro”, observou.


Programa Apoiar e Comprometer

O PAC foi instituído pela Lei Ordinária nº 5009/2013 e atende famílias com renda familiar per capita não superior a um quarto do salário-mínimo nacional vigente, que possuam sob sua responsabilidade, crianças e adolescentes com idade entre zero e dezoito anos incompletos, matriculadas em estabelecimentos de ensino fundamental regular, com frequência escolar igual ou superior a oitenta e cinco por cento.

Gostou? Compartilhe