Começou a funcionar na manhã de ontem(26) o sentido de mão dupla na rua Bento Gonçalves, centro de Passo Fundo. Nas primeiras horas da manhã, a movimentação foi considerada tranquila. Segundo o engenheiro coordenador de Transporte e Trânsito, da Secretaria de Planejamento, Gustavo Eurich, o trânsito está reduzido devido aos feriados de Natal e Ano Novo. “ Este foi um dos motivos de termos escolhido a data para a abertura do sentido duplo na Bento Gonçalves, pois com menos fluxo, a adaptação se torna menos complexa”, explicou o Engenheiro.
Segundo Heurich, a Rua Bento Gonçalves passou a ter mão dupla no trecho que compreende a Avenida Brasil até a rua Dona Eliza, facilitando o acesso aos bairros Vergueiro, Vila Fátima e Vera Cruz. Para isso, foram instalados semáforos nos cruzamentos com as ruas Paissandu, Uruguai e Nascimento Vargas. “A sinalização está concluída e em condições de operação, com segurança, com semáforo, pronta para operar em mão dupla. Agora iniciará a fase de fiscalização orientativa nos primeiros dias”, declara o engenheiro.
Mudanças
Dentre as alterações estão, a retirada do estacionamento do lado esquerdo da Rua Uruguai, entre a Rua Saldanha Marinho e a Avenida Sete de Setembro, a retirada do estacionamento da Rua Capitão Eleutério, entre as ruas General Osório e Morom e entre as ruas Uruguai e Lava Pés, a Rua Capitão Eleutério que agora é mão única entre as ruas Nascimento Vargas e Dona Eliza, no sentido Centro – bairros.
Gustavo ainda destacou alguns pontos em que os motoristas devem ter atenção devido às mudanças. “Uma alteração sempre exige atenção redobrada à sinalização. As conversões à esquerda nos semáforos para quem trafega pela Bento Gonçalves ficam proibidas, porém, quem trafega pelas vias transversais, Paissandú, Uruguai, Lava Pés e Nascimento Vargas, poderá acessar a Bento Gonçalves em qualquer direção, centro ou bairro” explicou Gustavo que destacou ainda, que alguns motoristas continuam estacionando no lado em que o sentido foi invertido. “ O que solicitamos atenção dos condutores, pois a sinalização já indica o funcionamento no sentido correto. A guarda municipal tem acompanhado esta movimentação para orientar os motoristas nestes primeiros dias”, salientou o engenheiro.
Obra
Segundo o Secretário de Segurança João Darci da Rosa, a obra durou em torno de 90 dias. Entre os principais objetivos da readequação, estão a melhor utilização da via, além de um menor fluxo na Avenida Brasil. Outras vias que serão beneficiados com melhor fluxo, são as ruas Paissandu e Uruguai, que também foram contempladas com uma readequação. Foi retirado a faixa de estacionamento de cerca de dez quarteirões, o que deve facilitar a passagem de veículos de emergência. A regição concentra os principais hospitais da cidade.