A revitalização das avenidas Presidente Vargas e Scarpellini Ghezzi está transformando o Bairro São Cristóvão e qualificará a mobilidade urbana entre este quadrante da cidade e a região do Bairro Boqueirão. Na manhã desta terça-feira (16), o prefeito Pedro Almeida, junto com o secretário de Obras, Rubens Astolfi, esteve nos locais que recebem as intervenções para conferir os avanços.
“São duas grandes e importantes obras para Passo Fundo, que vão melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida das pessoas. Este lado da cidade está ganhando uma nova perspectiva, que permite melhorar o fluxo de veículos e também ampliar a ocupação dos espaços públicos e a utilização de outros modais de transporte”, enfatizou o prefeito.
Avenida Presidente Vargas
A revitalização da Avenida Presidente Vargas abrangerá um trecho total de cinco quilômetros com drenagem, novo asfalto, ciclovia, iluminação em LED e paisagismo e foi dividida em etapas.
A primeira fase, do trevo do Ricci à Rua Valentin Grazziotin, está sendo concluída e passará, nos próximos dias, pela sinalização. Além disso, a Prefeitura dará início, nesta quarta-feira (17), à segunda fase de intervenções, que irá até a Rua Martins Cavalcante.
Conforme o secretário de Obras, a primeira medida será a remoção do antigo canteiro. É importante que os motoristas fiquem atentos ao trânsito e aos possíveis desvios que serão sinalizados. “Buscamos o mínimo impacto para o trânsito, com a manutenção normal do fluxo. Mas, por se tratar de uma grande obra, algumas alterações são feitas. Em breve, todos poderão aproveitar a avenida com uma nova infraestrutura”, pontuou. O prefeito considerou que as melhorias já estão impactando positivamente no dia a dia da população. “Mesmo com as obras em andamento, muitas pessoas já estão utilizando o canteiro central e a ciclovia da Presidente Vargas para a prática de atividades físicas, especialmente, nos fins de tarde”, afirmou.
Scarpellini Ghezzi
A revitalização da Avenida Scarpellini Ghezzi acontece em uma extensão de dois quilômetros, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua João Biazus com nova pavimentação, reforço na drenagem, iluminação em LED e ciclovia. Uma novidade é a colocação de paver na região do Bosque Lucas Araújo, tendo em vista as peculiaridades ambientais do espaço. Na mesma licitação, foram inseridas as ruas Guilherme Kurtz, São Pedro, Coronel Miranda e Mascarenhas, totalizando cinco quilômetros de obras e contemplando, assim, todo o anel viário da região.
De acordo com Astolfi, cerca de 70% das intervenções previstas já foram concluídas. “Neste momento, as equipes atuam em duas frentes de serviço: uma na colocação de meio-fio e paver entre as ruas Daltro Filho e Geny da Cunha; e outra na camada asfáltica da Rua Guilherme Kurtz. As intervenções seguintes serão a ligação da iluminação em LED e a sinalização”, enfatizou.