Foi em 21 de janeiro de 1989 que, oriundo da Associação dos Funcionários Municipais (AFM), surgiu o Sindicato dos Servidores Municipais de Passo Fundo, o Simpasso. Hoje, são aproximadamente 2 mil servidores associados, que podem contar com diversos serviços oferecidos pelo Sindicato – considerado um dos mais pujantes do Rio Grande do Sul.
Nesses 35 anos de atuação na defesa dos interesses dos servidores, o Simpasso vem lutando pela garantia de direitos e conquistando novos avanços importantes em lutas coletivas e individuais de cada categoria.
Além disso, o Sindicato oferece benefícios como atendimentos jurídico e odontológico gratuitos; uma rede de convênios com mais de 200 estabelecimentos cadastrados que oferecem facilidade de compras e pagamentos através do Cartão Simpasso; duas estruturas administrativas (uma no Centro e outra no pátio da Prefeitura); e três sedes sociais para lazer e para a realização de eventos (na Petrópolis, Roselândia e Jardim América).
Hoje o Simpasso é presidido por Maria Bernadete de Matos, eleita em 2021 como a primeira mulher na história a comandar a entidade. Professora de formação e servidora pública municipal por 34 anos, ela destaca a importância do Sindicato para a garantia de direitos dos servidores: “O Simpasso é a entidade legítima que atua na defesa contínua dos interesses e reivindicações dos servidores municipais estatutários, aposentados, pensionista e também dos empregados públicos celetistas, tendo como como sua natureza, a luta por direitos”.
Ela ainda comenta que esse será um ano especial, com muitas melhorias nos espaços da entidade, buscando sempre o melhor para o associado. “Já entregamos, neste mês, uma revitalização na sede campestre do Jardim América e também no rancho do Simpasso no Parque de Rodeios da Roselândia, mas uma grande obra está acontecendo em nosso Centro de Eventos para o servidor”, afirma.
Além das reformas e melhorias, em 2024 acontecerão dois grandes eventos: a Festa do Trabalhador, no mês de maio, e a Festa do Servidor Público, no mês de outubro, além do trabalho constante pela valorização efetiva do servidor: “todos os dias viemos para o Simpasso com a missão de lutar por nenhum direito a menos. O servidor é cobrado por qualificação, competência, desempenho, comprometimento e responsabilidade, mas em contrapartida precisa ser reconhecido de fato”, finalizou a presidente.
FOTO DIVULGAÇÃO