Chegada da Expodireto é aguardada com expectativa pela rede hoteleira

Depois de um fim de ano de pouco movimento, sem os tratidicionais hóspedes argentinos, os hotéis de Passo Fundo projetam um novo momento para o setor

Por
· 3 min de leitura
Feira movimenta rede hoteleira de várias cidades na região Feira movimenta rede hoteleira de várias cidades na região
Feira movimenta rede hoteleira de várias cidades na região
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os meses de dezembro e janeiro foram de movimentação muito baixa na rede hoteleira de Passo Fundo. A previsão de poucos turistas argentinos chegando na cidade para pernoitar antes seguir rumo ao litoral se confirmou nesta temporada. Mas o cenário deve mudar nos próximos meses. Faltando pouco mais de um mês para a Expodireto Cotrijal, os hoteis da cidade estão com um grande número de reservas para o período. A feira acontece entre os dias 4 e 8 de março em Não-Me-Toque, porém, grande parte dos expositores e visitantes, tem na cidade de Passo Fundo uma refência, tanto para chegada e saída (via aeroporto), quanto para hospedagem.

Segundo Leo Duro, presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Passo Fundo, este é um momento de guinada para o setor.

 Verão de faturamento baixo

Tradicionalmente o verão era um período de hoteis lotados na cidade. Há uma década os turistas argentinos, paravam em Passo Fundo para pernoitar antes de seguir viagem rumo ao litoral lotavam os hoteis da cidade. Era um período de grande lucratividade para o setor. Porém, após a pandemia essa realidade mudou.

Leo destaca que os pouco argentinos que fizeram reserva nos meses de outubro de novembro, acabaram cancelando no mês de dezembro. “Em janeiro aumentou o movimento de argentinos na região, porém a ocupação na rede hoteleira segue bastante tímida. Eles estão optando em não fazer reserva e chegam na cidade para pesquisar preço, com o intuito de negociar valores com os hotéis”, esclareceu.

Momento de virada

As semanas que antecedem a Expodireto inauguram um novo momento para o setor, saindo de um período de ocupação extremamente baixa para semanas com até 100% de ocupação.

“Logo depois da feira de 2023 iniciaram as reservas. É a nossa safra, a nossa época de colheita”, diz Léo.

Os participantes da feira que não haviam feito reserva começaram a fazer contato durante o mês de janeiro, e isso traz a expectativa de que o índice de ocupação será muito elevado. “Acredito que o movimento na cidade será muito bom. Os proprietários dos hotéis estão demonstrando muita empolgação, pois é uma feira que movimenta um número enorme de pessoas de todos os lugares do mundo”, disse ele.

Leo destaca que no ano de 2023 os hotéis receberam turistas da China, Alemanha, Estados Unidos, França e Espanha, e isso acaba movimentando todas as cidades da região.

Segundo ele, as reservas não atingem 100% das vagas, já que Passo Fundo sempre reserva vagas para o período, muitas delas com um valor um pouco mais elevado. Até o momento a demanda está dentro do projetado, com as grandes empresas já com as reservas feitas. Ainda é esperado a demanda de empresas menores.

Parque da Expodireto Cotrijal está com movimentação intensa

Falta pouco mais de um mês para a Expodireto Cotrijal e a movimentação já está intensa no parque. São mais de 130 hectares que precisam estar prontos para a feira queacontece de 4 a 8 de março em Não-Me-Toque (RS). “Os preparativos para a feira estão a todo o vapor, a tendência agora é eles se intensificarem até chegar ao ápice em fevereiro com a entrada dos expositores para montagem e organização dos estandes. Agora estamos na fase de manutenção de toda a estrutura do parque, com atenção especial as plantas e gramados que compõe a ornamentação da feira” explica o gerente da Expodireto Cotrijal, Luciano de Moraes.

O gerente também destaca a construção do novo estacionamento da feira, ampliação que adicionará mais duas mil vagas para carros e motos durante o evento.

Espaço para novos expositores

No espaço de conexão e networking da Arena Agrodigital, os expositores terão a chance de destacar suas tecnologias perante um público diverso, com a presença de produtores rurais, técnicos, especialistas e empreendedores. A visibilidade oferecida pela feira não apenas amplia as oportunidades de negócios, mas também propicia o estabelecimento de parcerias estratégicas no setor agrícola. “A proposta da Arena Agrodigital constitui-se da ideia arrojada de apresentar as tecnologias mais disruptivas do campo, oportunidade para a pesquisa e o intercâmbio de conhecimentos, bem como a intensa geração de conteúdo através de dezenas de palestras que ocorrem na Arena Multipalco. São inúmeras possibilidades de ativação, onde grandes empresas podem interagir e realizar negócios, além de impactar positivamente o produtor rural”, explica Jonas Algeri, integrante do time de inovação da Cotrijal.

Com uma área expansiva de mais de 130 hectares, a exposição atrai anualmente mais de 590 expositores dos setores de máquinas e equipamentos, produção vegetal, produção animal, serviços e agricultura familiar, além de instituições de pesquisa e universidades e instituições financeiras.

Foto: Cotrijal/Divulgação

Gostou? Compartilhe