Escolas de Samba se preparam para o Carnaval 2024

Pelo menos três escolas integrantes da Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo devem desfilar na avenida

Por
· 4 min de leitura
Desfile de Escolas de Samba ocorrem no dia 16 de março em Passo Fundo Desfile de Escolas de Samba ocorrem no dia 16 de março em Passo Fundo 
Desfile de Escolas de Samba ocorrem no dia 16 de março em Passo Fundo 
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Carnaval é tempo de festa e alegria e se depender da Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo essa tradição vai continuar. As três escolas integrantes da Liga: Acadêmicos do Chalaça, Academia de Samba Cohab I e União da Vila estão organizando os preparativos para o desfile que acontece no dia 16 de março. Nesta edição não haverá disputa de título entre as agremiações.

De acordo com o presidente da Liga, Felipe Machado, as escolas estão unidas em prol do Carnaval. “As três escolas filiadas a Liga já trabalham desde 2019, são essas escolas que retomaram o carnaval em Passo Fundo em 2020, tivemos a pandemia, então precisamos parar naquele período e em 2023 pela primeira vez na história fizemos o carnaval sozinhos, a Liga de forma independente realizou o Carnaval com cerca de três mil pessoas na avenida abaixo de chuva, trouxemos pessoal de fora, de Porto Alegre e Uruguaiana que também participaram”, conta.

Conforme Machado, para a realização do Carnaval deste ano a Prefeitura de Passo Fundo lançou um edital que segue aberto até o dia 31 de janeiro para inscrição das escolas que desejam participar do evento. “A Academia de Samba da Cohab I, a União da Vila e Acadêmicos do Chalaça, que são as principais escolas que possuem documentação em dia, estão aptas a participar. Neste ano, em reconhecimento ao nosso trabalho do ano passado, a prefeitura vai dar apoio ao Carnaval que ocorre no dia 16 de março. Eles lançaram o edital de forma democrática para as escolas que quiserem se inscrever no edital e estejam aptas a participar possam receber recursos”, pontuou.

O recurso total do edital segundo Machado é de R$ 150 mil que deve ser distribuído entre as escolas habilitadas. “As escolas não esperam pela prefeitura, por isso ao longo do ano vamos realizando ações para arrecadar recursos. A Acadêmicos do Chalaça faz muito cachorro-quente, galeto com massa, para arrecadar recursos e as demais escolas de samba também”, disse.

O presidente da Liga destaca ainda que a união das escolas fez com que no ano passado o Carnaval ocorresse. “Ano passado, o poder público disse que não poderiam ajudar, pedimos apenas que liberassem a avenida, encaminhamos para o pessoal vir de fora, as escolas se ajudaram, arrecadamos dinheiro e fizemos um Carnaval muito bonito. A gente montou um time, pintamos a avenida com cal e ao final montamos uma equipe para juntar o lixo, como é aberto ao público o pessoal levava alimentos e bebidas, fizemos uma limpeza, entregamos a avenida limpa, saímos eram quase 6h da manhã. Então foi uma coisa muito consciente e de união”, destacou.

Felipe Machado presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo

Ensaios retomam nesta semana

Conforme Machado, nesta sexta-feira (26) a Escola de Samba Acadêmicos do Chalaça já deve iniciar com os ensaios. “O Acadêmicos do Chalaça inicia na sexta-feira, a União da Vila também começa nesta semana e a Acadêmicos da Cohab está se preparando para iniciar na próxima semana. A comunidade que quiser assistir pode ver a Acadêmicos do Chalaça que ensaia na Rua General Osório, já a União da Vila ensaia no campo do bairro Tupinambá onde já vinham ensaiando no ano passado, pegando a comunidade da Tupinambá e Vila Luiza; e da Cohab vai ser em frente ao Boteco do Djep”, conta.

Samba-enredo

A Escola Acadêmicos do Chalaça terá como samba-enredo o tema “Santa Sara: Rogai por nós! Salve o povo Cigano”; já a Academia de Samba Cohab I vai abordar o povo afro com o tema "COHAB Quilombo de Resistência" pergunta: A carne mais barata do Brasil, sempre será a Carne Negra ???; e a União da Vila terá o enredo “O circo da União da Vila no picadeiro da vida”. “As fantasias e alegorias são através de uma parceria que fizemos com o Rio de Janeiro. Aproveitamos que como o desfile será no dia 16 de março, que a gente consiga trazer grandes nomes do carnaval do Rio de Janeiro, São Paulo, que vão desfilar em Uruguaiana, vem a Cruz Alta e depois chegam no nosso carnaval aqui, isso faz com que fique mais barato e conseguimos trazer um atrativo também”, comenta.

 Atrações

Conforme Machado a Liga solicitou a Prefeitura Municipal que ocorra uma campanha de arrecadação de alimentos como ingresso para acesso às arquibancadas. “Como se trata de uma retomada após pandemia, as escolas pediram para que seja liberado o acesso nas arquibancadas, a partir da doação de 1kg de alimento, assim o carnaval promove mais uma ação que é a distribuição de alimentos para as comunidades carentes de Passo Fundo. Também solicitamos e esperamos que tenha um atrativo final no encerramento do desfile, possivelmente seja uma banda, um bloco carnavalesco que possa estar fazendo o encerramento, levando um público a mais para avenida”, disse.



Festa popular sem preconceito

Machado convida para que a comunidade participe do Desfile e que também acompanhe as ações das escolas pelas redes sociais, que demonstram o envolvimento ao longo de todo o ano. “Uma vez o carnaval era muito desorganizado, eu cobro muito as escolas e hoje vejo que as escolas são organizadas, a Chalaça, por exempl,o tem várias apresentações fora de Passo Fundo, as pessoas ligam para fazer apresentações, a União da Vila e a Cohab também fazem. Essas ações são bem importantes para mostrar para o povo que o Carnaval não é mais como antigamente, infelizmente não há ainda muita valorização por conta do município, como de Cruz Alta que as escolas têm seus pavilhões. Em Passo Fundo ainda é difícil, tem que arrumar lugar para ensaiar, tem que fazer um evento e alugar espaço e isso é custo, já que não temos a própria quadra”, pontua.

O carnavalesco destaca ainda o amor pelo carnaval.” “As escolas que estão aí é porque gostam de carnaval, não é por dinheiro. Tanto é que se formos esperar o edital deve entrar o recurso até primeira quinzena de fevereiro e o carnaval é 16 de março, então não ficamos esperando, estamos tocando as ações, contratando as fantasias, alas e agora ficou só os carros alegóricos para fazer, reduzimos a 1 carro por escola que é bem menos custo e fica uma coisa bonita. Acredito que será uma grande festa, Carnaval é cultura popular do bairro, da vila e isso é muito importante”, finalizou.

 


Gostou? Compartilhe