Alunos da rede municipal retornam às aulas

De acordo com a secretaria de educação uma das metas este ano é ampliar o número de vagas de tempo integral

Por
· 1 min de leitura
foto: Júlio Ferreira foto: Júlio Ferreira
foto: Júlio Ferreira
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Foi um momento de reencontrar os amigos e viver a expectativa de um novo ano. A Quarta-feira de Cinzas marcou o retorno ao ano letivo para mais de 17,5 mil alunos da rede municipal de ensino de Passo Fundo. Segundo dados da Secretaria de Educação, são 5.229 na Educação Infantil e 12.320 no Ensino Fundamental.

 

Para os professores, as atividades iniciaram ainda na segunda-feira (5), quando participaram de reuniões administrativas e pedagógicas, dentro de uma proposta de formação presencial e, também, no ambiente on-line. Neste ano, a rede municipal de ensino conta com 1.397 professores, sendo 287 nomeados nos últimos três anos, 51 monitores, 58 profissionais de apoio escolar, 75 auxiliares de educação infantil, 65 assistentes de educação infantil, 69 secretários de escola, 146 cozinheiras e 196 profissionais de limpeza, somando 2.344 profissionais que vão atender os alunos neste ano.

Segundo o secretário Adriano Teixeira, entre as novidades para 2024 está o aumento do número de crianças que vão à escola em tempo integral. Ele explica que até o final do ano, 1.5 mil estudantes serão inseridos nesta modalidade de ensino.

 

A rede municipal conta com 72 escolas, sendo 35 de educação infantil e 36 de ensino fundamental, e a escola de autistas.

 

Obras

Os alunos foram recepcionados com um pacote de obras promovido pela pasta da Educação, que conta com o investimento de mais de R$ 27 milhões,  ao longo de 2024. Ao todo são 802 intervenções que serão realizadas em três lotes até o mês de dezembro. “São obras que vão desde pequenos reparos até troca de telhados e construção de ginásios”, explica o secretário.

As obras também possibilitaram um maior número de vagas, já que foram feitos ajustes internos, ampliação de escolas, medição de sala, e aumento no número de turmas. Além disso, a construção de seis novas escolas, que estão em andamento, amplia em quase três mil o número de vagas. 


Gostou? Compartilhe