Com um número crescente de veículos que trafegam diariamente por Passo Fundo, obras para qualificação no trânsito são necessárias, auxiliando na mobilidade da cidade, segurança da comunidade e estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal. Nesta semana, algumas vias estratégicas para a mobilidade, como a Rua Teixeira Soares, Uruguai e Fagundes dos Reis tiveram o trânsito interrompido por alguns momentos para criação de faixas elevadas.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, o órgão atua de forma conjunta com as demais secretarias. “O município possui uma frota de mais de 140 mil veículos registrados, mais a frota de veículos que utilizam a estrutura da cidade como educação, saúde e outros serviços, que alcança mais de 15 mil veículos diários, portanto, para gestionar o trânsito a Secretaria de Segurança trabalha em parceria com outras pastas, não somos uma ilha, necessitamos do serviço da Secretaria de Obras, da Secretaria de Planejamento, Serviços Gerais, sob o comando do Prefeito Pedro Almeida”, pontua.
O secretário explica que as obras buscam melhorar a mobilidade no município e que foram realizados estudos sobre o tema. “Efetuamos os estudos necessários, uma vez que o número de veículos vem crescendo todos os anos e as ruas e avenidas são as mesmas de uma cidade com mais de 100 mil habitantes. As ações compreendem em sinalização constante, mudanças do trânsito buscando melhorar a mobilidade e os olhos fixos em mais segurança aos pedestres e aos condutores”, disse.
Reformas
Sobre a necessidade de atualização das vias e dos transtornos causados quando a rua é interrompida por uma obra, Rosa explica que as reformas estão sendo feitas de forma permanente buscando melhorar o trânsito. “Nas obras realizadas foram observados critérios de mobilidade, mas principalmente quanto à qualidade de vida e de segurança. Sabemos que no decorrer das obras acontecem conflitos devido ao fechamento de vias, mas sabemos também que após o usuário vai desfrutar de uma via melhor. Quanto às construções de faixas elevadas serão construídas em diversos pontos da cidade para atender a demanda de passagens de pedestres”, afirmou.
Outro ponto destacado por Rosa, é que para que as equipes possam atuar nas obras, é necessário que não chova. “Não tenho a quantidade de ruas e avenidas que foram trabalhadas, mas são 45 km de pavimentação e ou reestruturação asfáltica. Não temos uma data específica para concluir as obras, pois as empresas dependem de tempo bom para trabalhar e este ano que passou tivemos muitas chuvas que acabaram interferindo no desenvolvimento operacional das empresas, mas a parte central da cidade deverá ser concluída com brevidade, pois a pavimentação já foi concluída, faltando apenas a sinalização”, disse.
Com o retorno das aulas, em horários de pico, de entrada e saída de alunos, em alguns pontos da área central o trânsito é bastante carregado, o secretário orienta que os motoristas procurem realizar os deslocamentos por rotas alternativas, explicando que são colocados agentes de trânsito para trabalhar nos pontos mais importantes da cidade, auxiliando na segurança dos pedestres e no fluxo de veículos.