“Não deixe o samba morrer”

Carnaval em Passo Fundo vai ser depois da Páscoa, dia 13 de abril. Desfile contará com duas escolas de samba do município

Por
· 2 min de leitura
Desfile das escolas de samba de Passo Fundo é transferido para abril Desfile das escolas de samba de Passo Fundo é transferido para abril
Desfile das escolas de samba de Passo Fundo é transferido para abril
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Assim como a música que se tornou um clássico da sambista Alcione “Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar”, esta a mobilização em torno do Carnaval em Passo Fundo. Para que ele continue vivo, mesmo fora de época é que sambistas e apaixonados pelo carnaval lutam. Buscando fazer com que a festa ocorra neste ano ainda, que foi realizada uma reunião na última terça-feira (20), contando com representantes da Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo, da Secretaria e do Conselho Municipal de Cultura definindo pela transferência de data para realização do Carnaval para o dia 13 de abril.

De acordo com o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo, Felipe Machado, devido ao tempo para ajuste de documentação e organização, optou-se pela transferência de data do dia 16 de março para 13 de abril. “Devido a questões burocráticas por conta do Edital e também questões de organização não teríamos as condições necessárias para realização do evento no dia 16 de março”, disse.

Recursos estaduais ajudaram 14 municípios gaúchos a retomarem o Carnaval neste ano, sendo que a cidade foi uma das contempladas com o edital de Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Governo do Estado.

Conforme a secretária de Cultura, Miriê Tedesco, o município chegou a cogitar a possibilidade de transferência do evento para 2025, em função de apenas duas escolas terem sido credenciadas. O Conselho, porém, optou pela realização do desfile. “As ações da Cultura têm sido debatidas e construídas junto ao Conselho, ouvindo o setor. Depois do resgate do Festival de Folclore, da Feira do Livro, do Encontro de Bandoneon (hoje, Festival Tio Mena de Bandoneon), da criação do Festival de Música de Passo Fundo e, inclusive, da realização do Natal Sonho e Luz, um desejo de toda a comunidade, de vários editais voltados à classe artística, sendo um deles é o mais relevante o Prêmio Funcultura - que teve os valores ampliados - recebemos esta demanda da realização do Carnaval de rua e fomos em busca de recursos, nos valendo, então, destes valores do governo do Estado, através do edital do Pró-Cultura”, explicou Miriê.

Ainda segundo a secretária, a nova data, estabelecida em comum acordo entre Conselho Municipal de Cultura, Liga Independente das Escolas de Samba e a Secretaria de Cultura, ocorre em função dos trâmites legais necessários à contratação da estrutura física para que o evento aconteça, tais como arquibancadas, sonorização, iluminação e atendimento às exigências de segurança.

Mais tempo

O presidente da Liga Independente explicou que os representantes ficaram satisfeitos com a manutenção do desfile de rua, mesmo que em nova data. “Nós da Liga estamos muito satisfeitos, pois as Escolas de Samba seguem trabalhando, com muito empenho para apresentar o melhor na Avenida. Esta decisão, através de uma votação, mostra que os artistas da Cultura estão unidos em prol do Carnaval, sabem do nosso esforço e da nossa luta para manter a tradição dos desfiles em Passo Fundo”, afirmou Felipe.

Machado contou ainda que o grupo estuda realizar alguns eventos até o Carnaval, como lançamento de Samba Enredo e até uma possível apresentação da Corte. “A Liga mudou o formato de Carnaval na cidade, e as Escolas estão seguindo não só uma diretriz cultural, mas também com fins sociais. Isso é muito importante, para que as pessoas vejam o Carnaval de outra forma”, pontuou.

O desfile de Carnaval em Passo Fundo ocorre no dia 13 de abril, na Avenida Sete de Setembro, sendo que a Secretaria de Cultura buscará agregar outras atrações ao desfile, convidando blocos e instituições para que participem da festa.

 

Foto: Arquivo/ON


Gostou? Compartilhe