Tenente Portela registra terceira morte por dengue em 2024

Passo Fundo registra 24 casos positivos desde o início do ano

Por
· 2 min de leitura
Atividade de capacitação envolveu toda a rede de saúde Atividade de capacitação envolveu toda a rede de saúde
Atividade de capacitação envolveu toda a rede de saúde
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), ligado à Secretaria da Saúde (SES), confirmou na terça-feira (20) a quinta morte por dengue no no Rio Grande do Sul em 2024.  A vítima é uma mulher, de 75 anos, que apresentava comorbidades, moradora do município de Tenente Portela. O município tem três mortes registradas este ano pela doença, e mais de 1,2 mil positivados.

 

Diante do quadro, o prefeito, Rosmari Antonio Sala (PSDB) participou de uma reunião na manhã de ontem, em Brasília, com o Ministério da Saúde. O objetivo é garantir doses de vacina aos moradores. Localizada na região Noroeste do estado, Tenente Portela tem 14,5 mil habitantes.

 

Estado

O Rio Grande do Sul já registra 5.208 casos confirmados de dengue em 2024, sendo 4.555 deles autóctones, indicando contágio ocorrido dentro do próprio Estado. Os casos restantes são importados, envolvendo residentes do RS que contraíram a doença durante viagens a outros locais. Comparativamente, o ano de 2023 contou com mais de 34 mil casos autóctones e 54 óbitos relacionados à dengue.

 

Passo Fundo

 

 

A Prefeitura realizou, na terça-feira (20), uma capacitação sobre a dengue com a rede de Saúde de Passo Fundo. No auditório da Faculdade de Medicina na UPF, o treinamento reuniu os profissionais que atuam nas unidades de saúde e hospitais, abordando o fluxo de atendimento da população.

 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cristine Pilati, a preparação da rede é fundamental em decorrência do aumento de casos no país. “A curva de casos no estado está atípica, e a tendência é uma piora desta curva nos próximos meses. Este é o motivo de nos reunirmos aqui para discutirmos o fluxo”, destacou.

 

Neste momento, Passo Fundo registra 24 casos positivos de dengue desde o início do ano. O Rio Grande do Sul contabilizou, nessa terça-feira, o quinto óbito causado pela doença. “Nós, da área da Saúde, novamente, precisamos mostrar união, força e trabalho em equipe. Mais uma vez, a sociedade precisa de nós. Vimos que há o entendimento dos profissionais da rede em relação ao momento que estamos vivendo”, considerou Cristine. Ela destacou que é fundamental a parceria com os hospitais, para que os pacientes graves não fiquem na atenção básica. “Os casos graves precisam ser encaminhados para as unidades hospitalares para o tratamento adequado”, enfatizou.

 

Em 2023, já visualizando o aumento de casos de dengue, a Prefeitura realizou dois processos de capacitação com a rede de Saúde. Foi elaborado um plano de contingência, que será revisitado para atualização de procedimentos, caso necessário. O prefeito Pedro Almeida convocou para a próxima sexta-feira uma reunião do Comitê Municipal da Dengue para tratar do enfrentamento da doença. 

 

Cuidados contra a dengue

 

O Município está adotando uma série de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti e de conscientização dos moradores sobre os cuidados que devem ser adotados. Entre os principais sintomas da dengue, estão dores no corpo e de cabeça, febre e manchas avermelhadas pelo corpo.

 

A orientação é que, ao apresentar sinais, a população busque atendimento nas unidades de saúde e não se medique, uma vez que alguns medicamentos, como os anti-inflamatórios, são contraindicados e podem piorar o quadro da doença.


Gostou? Compartilhe