Fevereiro é marcado por chuvas acima da média histórica em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Foto: Arquivo/ONFoto: Arquivo/ON
Foto: Arquivo/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O mês de fevereiro foi marcado pelo alto índice de chuvas na cidade de Passo Fundo. No recorte histórico, considerando apenas o mês de fevereiro, o de 2024 é o sexto mais chuvoso da história.

Segundo o levantamento da Embrapa, a chuva ficou bem distribuída durante todo o mês, com um índice que superou os 318 milímetros, sendo que a média histórica é de 147 milímetros. Porém, especialistas destacam as chuvas que caíram na cidade durante a última semana, foram responsáveis por mais de 40% dos índice registrado durante o mês. 

Segundo o analista da Embrapa Aldemir Pasinato, a chuva acima da média histórica era algo que estava sendo esperado para este período, e não pode ser considerado algo anormal, especialmente pela influência do fenômeno de El Niño. 

Segundo ele, as temperaturas ficaram dentro de uma média histórica para o mês, que é de 21,8ºC, mesmo atingindo a casa dos 33,5ºC no dia 12 de fevereiro. Já a mínima foi 19,1º C, ficando dois graus acima da média histórica que é de 17,4ºC.


Confira os meses de fevereiro que mais choveram na história de Passo Fundo: 

Ano Milímetros 

1939 391

1932 389 

1998 358 

1972 337

1994 333

2024 318


El Niño perde intensidade 

A previsão do tempo para março indica que a região estará entrando em um período de normalidade, com chuvas mais irregulares, dependendo da região do Estado. Segundo Pasinato, a perspectiva é de que o fenômeno El Niño entre em um processo de menor influência, de forma gradativa, até o mês de abril, atingindo um estado de neutralidade em médio prazo. 

O mês inicia com chuva, devido a entrada de uma frente fria no Estado, e que também influencia na região de Passo Fundo. Deve ser registrado, especialmente na próxima semana, uma pequena redução na temperatura, podendo chegar a 13 graus, mas será um momento passageiro. Na sequência do mês deve haver uma leve queda no volume de chuva. 

Gostou? Compartilhe