Atitus inaugura “Campus do Agronegócio” em Passo Fundo

Local será uma referência para pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para o campo, além de promover o intercâmbio internacional para os estudantes.

Por
· 3 min de leitura
Foto: Luciano Breitkreitz/ON Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Foto: Luciano Breitkreitz/ON
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Atitus Educação inaugurou na noite de segunda-feira (4), o Campus do Agronegócio. O espaço, além de formar estudantes para as diversas áreas ligadas ao agronegócio, vai aproximar startups, profissionais do setor, professores e alunos em um grande hub de inovação voltado para o setor agrícola.

O espaço está localizado em uma área de de 20 hectares, na RS-324, saída para Marau, em Passo Fundo. A unidade dispõe de diversos espaços nos cursos de agronomia e veterinária.

O evento de inauguração foi pensado para acontecer de forma paralela à realização da Expodireto Cotrijal, o que propiciou a presença de diversas autoridades políticas e empresariais do Brasil e de outros países, que estão na região para debater os rumos do agro.

Formação

O espaço é inspirado em uma Smart Farm (Fazenda Inteligente). Trata-se de um ecossistema de ensino para o agronegócio desenvolvido após estudos, pesquisas e proximidade com as reais necessidades do setor. Um conselho consultivo será responsável por manter constantemente os conteúdos de ensino e pesquisa alinhados com as demandas do mercado, com a agilidade que o mundo corporativo e o empreendedorismo exigem. Este conselho é composto por empresários atuantes no setor que estão à frente de empresas renomadas e instituições agrícolas. São eles: Francisco Turra, Gustavo Spadotti, Kléber Silveira Gomes, Pompeo Scola, Miguel Vaz Ribeiro, Elizana Baldissera Paranho e Maria Pilar Sepúlveda.

Atualmente, 400 alunos estudam na Escola do Agronegócio da Atitus, e com essa inauguração, a instituição espera crescer exponencialmente, dobrando o número de alunos até 2026.

Investimento

A manutenção do Brasil entre os maiores produtores de tecnologia para o campo pautou a fala das autoridades presente no evento.

O CEO da Atitus Educação, Eduardo Capellari, ressaltou a alegria por atender um dos setores que mais crescem na economia. Ele enfatizou que o norte do Rio Grande do Sul é uma referência para o agronegócio, pois foi aqui que nasceu toda a tecnologia de melhoramento genético para grãos. Além disso, Passo Fundo é o epicentro de uma região produtora de equipamentos agrícolas, pois o Estado produz 65% das máquinas consumidas no Brasil. Outro destaque é que o sul do país é uma referência na produção de proteína animal, como suínos, frangos, gados de corte e de leite.

Ele ainda ressaltou a importância da possibilidade de intercâmbio do Brasil com outros países, especialmente pela forma com que o campus foi estruturado. São quatro blocos: o primeiro destinado para salas de aula e laboratórios; um voltado para inovação, outro será um centro de pesquisa; e por fim, o parque tecnológico. “Esse ecossistema está estruturado para intercâmbio nacional e internacional. Já temos tratitivas com universidades americanas. E hoje, com a Be8, assinamos um contrato com o governo de Honduras, onde quatro estudantes daquele país vão fazer sua formação aqui. Além disso, os nossos alunos de Passo Fundo estarão preparados para trabalhar em qualquer lugar do mundo. O agro é maior para fora da porteira do que para dentro”, disse ele.

Capellari ainda demonstrou muito otimismo em relação aos investimentos que estão feitos na cidade, e acredita que Passo Fundo mantenha sua trajetória de crescimento, se consolidando entre as maiores economias do Estado. “Se os empresários que tomaram a decisão de se manter por aqui, por exemplo, aqueles que estão em torno da Aliança, acrescidos dos empresários das cidades da região, continuarem investindo, eu vejo Passo Fundo disputando entre as quatro maiores economias do Rio Grande do Sul”, disse ele. Apesar dos problemas que precisam ser superados, especialmente na área de logística, Capelari afirma a existencia de um ambiente de empreendedorismo, como em poucos municípios do interior. 

Inovação e tecnologia

Também esteve presente na inauguração, o presidente da Conab, João Edegar Pretto, que enfatizou o momento memorável, pois os empresários do ramo da educação estão colocando o assunto do campo na formação dos alunos, e da juventude desta região. “A agricultura familiar precisa da chegada da tecnologia e da pesquisa para se desenvolverem como o agronegócio, que caminha a passos largos. Quando fazemos um casamento entre o poder público e a iniciativa privada, o resultado é fantástico”, enfatizou.

Carlos Fávaro, Ministro da Agricultura, ressaltou a importância da formação de jovens para esse mercado brasileiro, já que a agropecuária é sinônimo de inovação. “O Brasil se consolidou nos últimos 50 anos como um grande provedor de tecnologia para a produção de alimentos e energia. E quando vemos empresários dispostos a investir nesta qualificação temos que exaltar”, disse ele.

O ministro destacou que a partir de iniciativas como o Campus do Agronegócio, o país se mantém consolidado como provedor de tecnologia desta área para o mundo. 


Gostou? Compartilhe